Topo

Fifa convoca reunião de emergência após oferta de R$ 85 bilhões, diz jornal

Fifa deve discutir proposta bilionária em encontro de urgência nesta semana - Ruben Sprich/Reuters
Fifa deve discutir proposta bilionária em encontro de urgência nesta semana Imagem: Ruben Sprich/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/04/2018 21h21

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, teria convocado o conselho mundial da Fifa para uma reunião de emergência após investidores ofertarem 25 bilhões de dólares (mais de R$ 85 bi) para explorar dois torneios internacionais de futebol. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, o mandatário enviou carta convidando os membros para um encontro excepcional ainda nesta semana.

O encontro deve ser reduzido à alta cúpula da Fifa, com os seis líderes das confederações regionais (AFC, CAF, Concacaf, Conmebol, Uefa, OFC).

Os investidores responsáveis pela proposta pretendem explorar uma versão expandida do Mundial de Clubes, que passaria a ser disputado por 24 equipes, a cada quatro anos. Outra ideia é criar uma liga envolvendo seleções.

De acordo com o NYT, o comitê tem feito jogo duro com Infantino, que ainda não identificou os membros do consórcio interessado no negócio. Há ainda a preocupação de que as duas competições venham a competir com torneios já existentes.

Tal negócio seria inédito no futebol: a Fifa nunca vendeu a organização de nenhum torneio de sua chancela desde que foi criada, em 1904. Uma negociação nestes moldes representaria uma mudança radical no modo como a entidade máxima do futebol tem conduzido sua gestão nas últimas décadas.

Não são muitos os detalhes conhecidos da proposta. Segundo o The New York Times, Infantino recebeu a oferta para levar o Mundial de Clubes à China e à Arábia Saudita, duas nações que estariam comprometidas em ampliar investimentos em esporte e lazer.

No conselho mundial ocorrido na Colômbia, em março, membros receberam a proposta de um torneio ampliado, que passaria a acontecer a cada quatro anos. Já a nova competição envolvendo seleções teria uma fase preliminar classificatória, uma fase regional e um torneio final reunindo os melhores países.