Topo

Homenagem a mortos em 85 marca 1ª vitória da Bélgica como líder do ranking

Do UOL, em São Paulo

13/11/2015 19h37

A emoção tomou conta do amistoso realizado entre Bélgica e Itália. Depois de 30 anos de uma das maiores tragédias do futebol, belgas e italianos sem encontraram no mesmo local em que Liverpool e Juventus jogaram a final da Liga dos Campeões 1984/85: o estádio Rei Baudouin. O placar do jogo desta sexta-feira (13) terminou em vitória de virada da Bélgica por 3 a 1.

As homenagens tiveram início mesmo antes de o jogo começar. As duas seleções entraram juntas e com uma placa com os dizeres “Nós nunca iremos esquecer 29/05/1985”, fazendo menção ao que ficou conhecido como “Tragédia de Heysel”, em que 39 pessoas morreram depois de uma confusão entre torcedores do Liverpool e da Juventus.

Com a bola rolando, a partida começou bastante agitada. Logo aos 2 minutos, Candreva aproveitou rebote de Mignolet no chute de Pellè e abriu o placar para a Itália. A resposta belga apenas 10 minutos depois, quando Vertonghen, livre de marcação, cabeceou para o fundo do gol de Buffon.

Aos 39 minutos da primeira etapa, uma nova homenagem aos mortos na tragédia. O árbitro Szymon Marciniak paralisou a partida e o telão do estádio começou a mostrar o nome dos 39 mortos. Ao mesmo tempo, torcedores e jogadores batiam palmas em respeito às vítimas.

O segundo tempo foi disputado em um ritmo bem mais lento e se encaminhava para um empate. A salvação belga, porém, apareceu nos pés de De Bruyne. Bonucci saiu jogando errado e o jogador do Manchester City aproveitou para encobrir Buffon.

A Itália quase empatou no lance seguinte, mas Mignolet brilhou. Depois de escanteio cobrado, Florenzi cabeceou e o goleiro voou para mandar a bola para escanteio.

Ferreira Carrasco fez grande jogada, passou por três marcadores italianos e tocou para Michy Batshuayi bater no canto direito de Buffon, colocando números finais ao confronto.

Na próxima terça-feira (17), Bélgica e Itália voltam a campo para mais um amistoso. Os belgas enfrentam a Espanha, enquanto a Itália terá pela a Romênia.

Relembre a “Tragédia de Heysel”

No dia 29 de maio de 1985, o estádio de Heysel (mais tarde rebatizado de estádio Rei Baudouin), em Bruxelas, recebeu milhares de torcedores de Juventus e Liverpool, equipes que decidiram a Liga dos Campeões daquela temporada.

Pouco antes do início da partida, torcedores da Juventus foram agredidos por torcedores britânicos – foram permitidos que 200 "hooligans" ficassem no mesmo setor do estádio que os italianos. Com o pânico causado pela situação, os fãs da equipe da Itália tentaram deixar o local, o que resultou na queda de um dos muros de proteção e na morte de 39 pessoas por asfixia e esmagamento. Além disso, outras 600 ficaram feridas. 

Mesmo com a tragédia, Juventus e Liverpool disputaram a final com uma hora de atraso. Platini marcou o gol do título, colocado em segundo plano nas manchetes do dia seguinte em decorrência das 39 mortes. 

Por causa da tragédia, os clubes ingleses foram banidos das competições europeias por cinco anos – o Liverpool foi suspenso por seis anos.