Topo

Bala na Cesta

NBA envia propostas de mudanças no calendário - objetivo é evitar que times poupem atletas

Fábio Balassiano

09/08/2017 07h00

O calendário da NBA não foi divulgado até agora, muita gente está numa expectativa danada, mas antes de anunciá-lo a liga precisa de algumas aprovações das franquias.

De acordo com a ESPN americana, a liga enviou às 30 franquias um memorando com as propostas de mudanças no calendário. A principal motivação da diretoria comandada pelo comissário Adam Silver é evitar que os times poupem jogadores, como tem acontecido nos últimos anos e o que causa o verdadeiro pânico nas emissoras que exibem as partidas e também nos torcedores que pagam caríssimos para ver seus ídolos maiores, sendo surpreendidos com anúncios 24h antes de que eles (os craques) não jogarão.

Entre as principais medidas estão a extensão da temporada regular em uma semana (início na primeira semana de outubro), o fim da insanidade que eram quatro jogos em cinco noites, 40 Back-to-Back a menos (embates em dias seguidos), 17% a menos de viagens para apenas um duelo e aumento de 4% no número de partidas nos finais de semana (antes a NBA evitava sábados e domingos para evitar o choque de audiência com o futebol americano).

A ideia, claramente, é dar cada vez menos argumentos às comissões técnicas para poupar seus atletas, evitando perdas financeiras para os times (em contratos com televisões e venda de ingressos sobretudo) e queda na reputação da NBA.

Vale lembrar que na temporada passada em alguns jogos do sábado à noite, horário nobre da TV americana, times pouparam atletas, ajudando a derrubar as audiências da ABC, principal parceira de comunicação da NBA.

As 30 franquias, agora, precisam aprovar o documento enviado pela NBA e o preliminar calendário também encaminhado pela liga aos times na semana passada (os times podem solicitar pequenas mudanças). Pela primeira vez na história, a Associação de Atletas também revisará as medidas e as datas, dando também a sua chancela antes da divulgação oficial.

A expectativa é que até o final do mês a NBA anuncie o calendário completo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.