Topo

Rafael Reis

Saiba o que cada seleção precisa fazer para ser cabeça de chave da Copa

Rafael Reis

04/10/2017 04h00

Ser cabeça de chave no sorteio dos grupos de uma Copa do Mundo significa, em tese, escapar de confrontos contra as outras melhores seleções do planeta já na primeira fase, facilitando assim a classificação para os mata-matas.

Ao longo da história dos Mundiais, a honraria já foi concedida mediante vários critérios: número de títulos na competição, desempenho na edição anterior, análise do currículo no futebol, etc…

Na Copa-2018, os cabeças de chave serão definidos com base na próxima edição do ranking da Fifa, que será divulgada em 16 de outubro.

As sete seleções mais bem posicionadas na classificação da entidade que obtiverem vaga para o Mundial serão companheiras da Rússia, equipe anfitriã, no Pote 1 do sorteio das chaves da competição.

Conheça abaixo as seleções que podem ser cabeças de chave da Copa-2018 e entenda o que cada uma delas precisa fazer nesta Data Fifa para ganhar esse benefício.

ALEMANHA
Posição atual:
1ª (1.606 pontos)
Próximo ranking:
De 1.488 a 1.631 pontos
Situação:
Será cabeça de chave caso se classifique para a Copa

BRASIL
Posição atual:
2º (1.590 pontos)
Próximo ranking:
De 1.453 a 1.689 pontos
Situação:
Já está classificado para a Copa e será cabeça de chave

PORTUGAL
Posição atual:
3º (1.386 pontos)
Próximo ranking:
De 1.344 a 1.446 pontos
Situação:
Será cabeça de chave sem depender de outros resultados caso se classifique para a Copa e não perca os dois jogos desta Data Fifa (Andorra e Suíça)

ARGENTINA
Posição atual:
4ª (1.325 pontos)
Próximo ranking:
De 1.274 a 1.539 pontos
Situação:
Será cabeça de chave sem depender de outros resultados caso se classifique para a Copa e não perca os dois jogos desta Data Fifa (Peru e Equador)

BÉLGICA
Posição atual:
5ª (1.265 pontos)
Próximo ranking: De 1.090 a 1.333 pontos
Situação:
Já está classificada para a Copa e será cabeça de chave sem depender de outros resultados caso vença os dois jogos desta Data Fifa (Bósnia e Chipre)

POLÔNIA
Posição atual:
6ª (1.250 pontos)
Próximo ranking: De 1.063 a 1.323 pontos
Situação:
Será cabeça de chave sem depender de outros resultados caso se classifique para a Copa e vença os dois jogos desta Data Fifa (Armênia e Montenegro)

SUÍÇA
Posição atual:
7ª (1.210 pontos)
Próximo ranking: De 1.004 a 1.317 pontos
Situação:
Será cabeça de chave sem depender de outros resultados das eliminatórias caso vença seus dois jogos (Portugal e Hungria) e uma dessas cinco seleções, Alemanha, Portugal, Argentina, Polônia ou Peru, não se classifique para a Copa.

FRANÇA
Posição atual:
8ª (1.208 pontos)
Próximo ranking: De 1.034 a 1.226 pontos
Situação:
Precisa vencer seus dois jogos (Belarus e Bulgária) para ter chances razoáveis de ser cabeça de chave. Mesmo assim, precisa de tropeços de pelo menos cinco dessas seleções: Alemanha, Portugal, Argentina, Polônia, Peru, Suíça, Colômbia, Chile e Gales.

CHILE
Posição atual:
9º (1.195 pontos)
Próximo ranking: De 1.104 a 1.256 pontos
Situação:
Precisa vencer seus dois jogos (Brasil e Equador) para ter chances razoáveis de ser cabeça de chave. Mesmo assim, precisa de tropeços de pelo menos três dessas seleções: Alemanha, Portugal, Argentina, Polônia, Peru, Suíça e Colômbia.

COLÔMBIA
Posição atual:
10ª (1.191 pontos)
Próximo ranking: De 1.052 a 1.290 pontos
Situação: Será cabeça de chave sem depender de outros resultados das eliminatórias caso vença seus dois jogos (Peru e Paraguai) e duas dessas seis seleções, Alemanha, Portugal, Argentina, Polônia, Peru e Suíça, não se classifique para a Copa.

ESPANHA
Posição atual:
11ª (1.184 pontos)
Próximo ranking: De 1.031 a 1.218 pontos
Situação: Precisa vencer seus dois jogos (Israel e Albânia) para ter chances de ser cabeça de chave. Mesmo assim, depende de tropeços de menos seis dessas seleções: Alemanha, Portugal, Argentina, Polônia, Peru, Suíça, Colômbia, Chile, Gales e França.

PERU
Posição atual:
12ª (1.103 pontos)
Próximo ranking: De 1.063 a 1.353 pontos
Situação: Será cabeça de chave sem depender de outros resultados caso se classifique para a Copa e vença os dois jogos desta Data Fifa (Colômbia e Argentina).

GALES
Posição atual:
13ª (1.089 pontos)
Próximo ranking: De 970 a 1.249 pontos
Situação: Precisa vencer seus dois jogos (Irlanda e Geórgia) para ter chances razoáveis de ser cabeça de chave. Mesmo assim, precisa de tropeços de menos quatro dessas seleções: Alemanha, Portugal, Argentina, Polônia, Peru, Suíça, Colômbia e Chile.

Outras seleções, como México, Inglaterra, Uruguai, Itália e Croácia, possuem chances mínimas de ser cabeça de chave na Copa-2018


Mais de Seleções:

– Ranking "maluco" pode colocar Brasil em grupo da morte na Copa-2018
– Com time de refugiados, Síria busca vaga inédita na Copa para aliviar dor
– Brasil foi a seleção que mais movimentou dinheiro na janela; veja top 10
– Falta de dinheiro minou plano megalomaníaco do País da Copa para 2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.