Topo

Anote na agenda! Jogos da semana podem preencher mais cinco vagas na Copa

Do UOL, em São Paulo

03/09/2017 20h14

Com as Eliminatórias para a Copa do Mundo a todo vapor, a semana que começa nesta segunda-feira (4) pode preencher mais cinco vagas no Mundial de 2018. É certo que haverá definições na Ásia, e também pode pintar classificados na África, nas Américas do Norte e Central e na Europa.

Seis seleções já se garantiram até aqui: a anfitriã Rússia tem a companhia de Brasil, Japão, Irã, México e Bélgica, sendo que a última se classificou neste domingo (3) ao vencer a Grécia por 2 a 1. Há 26 vagas ainda em jogo, com 77 concorrentes disputando entre si — 132 países já deram adeus ao sonho de estar na Copa.

Não é nada, não é nada, mas a data-Fifa pode chegar ao final com 11 classificadas à Copa do Mundo, o que preencheria mais de um terço das vagas. Confira abaixo uma pequena agenda com as seleções que podem garantir lugar na próxima Copa já nesta semana (todos os horários são de Brasília).

Segunda-feira (4): Alemanha torce contra Irlanda do Norte

Alemanha - AFP PHOTO / Michal Cizek - AFP PHOTO / Michal Cizek
Imagem: AFP PHOTO / Michal Cizek

A primeira seleção a garantir vaga na Copa nesta semana pode ser a atual campeã mundial. Os alemães precisam bater a Noruega em casa e torcer por tropeço dos norte-irlandeses, assim já poderiam arrumar as malas para ir à Rússia. Ambos os jogos começam às 15h45. Nenhuma outra seleção tem chances de se classificar na segunda-feira.

Confira classificação e jogos das Eliminatórias Europeias

Terça-feira (5): Definições na Ásia e talvez em mais dois continentes

A rodada derradeira das Eliminatórias Asiáticas reúne sete candidatos, que preencherão duas vagas diretas e duas na repescagem. Só a Coreia do Sul depende apenas de si, pois está na frente no grupo A e enfrenta um rival direto (Uzbequistão). Mas há emoção: se não vencerem, os sul-coreanos podem ir à repescagem ou até sofrer eliminação, dependendo da combinação com o resultado da Síria (contra o Irã). Os jogos serão às 12 horas.

Ainda na Ásia, o grupo B tem a Austrália em situação desconfortável: está empatada em pontos com a Arábia Saudita e precisa caprichar no saldo de gols contra a fraca Tailândia para ver se a ultrapassa — os árabes enfrentam o Japão. Achou complicado? Que nada: ainda tem os Emirados Árabes, que podem aparecer na conversa se golearem o Iraque um pouco antes. Cada partida será em um horário, sendo a última às 14h30.

Faça suas contas com a classificação das Eliminatórias Asiáticas

Costa Rica - GETTY IMAGES / Mike Lawrie - GETTY IMAGES / Mike Lawrie
Imagem: GETTY IMAGES / Mike Lawrie

Nas Eliminatórias da Concacaf (Américas do Norte e Central), a Costa Rica depende apenas de si para se classificar antecipadamente: basta vencer em casa o já classificado México, às 23 horas. Os concorrentes Honduras e EUA se enfrentam, e no máximo um deles seria capaz de alcançar os costarriquenhos nas duas rodadas finais — são duas vagas diretas em jogo, além de uma na repescagem.

Fique por dentro dos jogos e classificação das Eliminatórias da Concacaf

No continente africano, a Nigéria é a única seleção capaz de se classificar com antecedência de duas rodadas. Precisa fazer a sua parte e derrotar Camarões às 14 horas de segunda-feira (4), mas tudo depende de um tropeço de Zâmbia (contra a Argélia) às 16h30 de terça.

Burkina Faso e Uganda? Tudo aberto nas Eliminatórias Africanas

A Oceania não tem vaga direta na Copa, mas dá lugar na repescagem internacional contra uma seleção sul-americana. Deve ser a Nova Zelândia a representante do continente, visto que goleou as Ilhas Salomão por 6 a 1 no primeiro jogo da “final” das Eliminatórias. O segundo confronto é na madrugada de segunda para terça (5), à meia-noite.

O que fica para depois?

A América do Sul é o único continente em que a data-Fifa não terá classificado nesta semana em hipótese alguma. A distância da vice-líder Colômbia para a quinta colocada Argentina é de apenas dois pontos, e ainda restam três rodadas. Nem qualquer eliminação é possível, pois até o oitavo (Equador) está na briga.

Sete concorrentes para três vagas e meia; veja disputa na América do Sul