Topo

Saída de Rede

Na força do ataque, Zenit Kazan mantém hegemonia na Liga dos Campeões

João Batista Junior

30/04/2017 19h01

Mikhaylov (18) foi o MVP da Liga dos Campeões (fotos: CEV)

Por mais competitivo que seja o voleibol europeu, seria muito difícil imaginar que o troféu da Liga dos Campeões 2016/2017 não fosse para a coleção do Zenit Kazan. Neste domingo, em Roma, o time russo fez valer seu poderio ofensivo e conquistou o quinto título continental de sua história – o terceiro consecutivo. Em 12 partidas no campeonato, a equipe só perdeu dois sets, um na fase de grupos, para o Friedrichshafen, outros nos playoffs de 6, contra o Belogorie Belgorod.

O Zenit Kazan venceu o Sir Sicoma Colussi Perugia por 3 sets 0, em parciais de 25-15, 25-23, 25-14. O resultado do campeonato aumentou o jejum de títulos da Itália na Champions League masculina: a última vez em que um clube de lá conquistou a competição foi na temporada 2010/2011, com o Trentino – depois disso, foram seis títulos russos.

Curta o Saída de Rede no Facebook
Siga o @saidaderede no Twitter

Contra uma equipe que contava com o ponta/oposto Ivan Zaytsev, o oposto sérvio Atanasijevic e o levantador argentino Luciano De Cecco (que respondeu aos comentários de bastidores sobre sua forma física sendo eleito o melhor jogador de sua posição no torneio), impressionou o aproveitamento de 63% obtido pelo ataque do Zenit, que ainda anotou 11 a 3 no placar dos pontos de saque.

O Perugia não foi além de um equilibrado segundo set, um bom índice de Zaytsev nas cortadas (61%) e uma provocação de Atanasijevic no terceiro set.

Aos 41, Valeskinha quer continuar jogando
Juciely desafia o tempo e segue como referência no esporte

Com Wilfredo León e Matt Anderson pela entrada de rede e Maxim Mikhaylov pela saída, o levantador Alexander Butko abandonou a bola de meio: juntos, os centrais Artem Volvich e Alexander Gutsaluyk efetuaram apenas cinco das 60 tentativas de ataque do Zenit.

Criticado pela forma física, De Cecco foi eleito o melhor levantador da Champions

Campeão olímpico em Londres 2012, Mikhaylov anotou 19 pontos na decisão, com espetacular aproveitamento de 75% nas cortadas. A atuação lhe valeu o prêmio de MVP do Final Four.

Outro com destaque foi o cubano naturalizado polonês León. Com uma sequência de quatro aces na primeira metade do set final e 16 pontos no total, o ponteiro foi um dos grandes nomes dessa fase final do torneio – melhor jogador nas duas temporadas anteriores da competição, ele havia obtido 21 acertos no sábado, pelas semifinais, na vitória por 3 a 0 diante do Berlin Recycling Volleys.

Melhor do Mundo, Ting Zhu conquista a Europa com o VakifBank
Taubaté capitaliza erros do Sesi e decide Superliga pela primeira vez

Com o tricampeonato, o Zenit Kazan também assegurou vaga no Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro, na Polônia. Será a oportunidade de os russos descontarem os dois reveses sofridos diante do Sada Cruzeiro nas finais dos mundiais de 2015 e 2016.

A terceira posição da Liga dos Campeões ficou com o Cucine Lube Civitanova, que venceu o Berlin Recycling Volleys por 3 sets a 1 (29-27, 22-25, 25-21, 25-21).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede