Topo

Xodó de Mourinho põe astros do United no banco e esnoba seleção inglesa

Stu Forster/Getty Images
Imagem: Stu Forster/Getty Images

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

25/03/2018 04h00

José Mourinho tinha opções das mais estreladas para o seu meio-campo, mas surpreendeu a todos nesta temporada ao dar a vaga de titular da equipe para uma promessa de 21 anos que sequer fez grande sucesso na base do Manchester United.

Natural de Lancaster, cidade ao Norte da Inglaterra, que fica a 389 km de Londres, Scott McTominay atua com a camisa dos Red Devils desde os seus cinco anos. Sem nunca ter atuado por nenhuma seleção de base, McTominay fez apenas 12 jogos entre 2013 e 2016 no time sub-18 do United.

Ex-companheiro de Jesse Lingard e Marcus Rashford, o atleta chamou mais a atenção nas categorias pelo fenomenal crescimento que teve. Até o início de 2015, o jogador que tinha 1,70m, atingiu a atual altura de 1,93m em um ano e meio.

Descoberto por Mourinho

McTominay passou a atuar como volante no sub-23, mas começou realmente a ser visto com outros olhos na base do United após a chegada de José Mourinho, no meio de 2016. O português passou a reparar no jovem justamente por conta de sua estatura e principalmente por sua obediência tática.

A estreia de McTominay pelo time profissional foi em maio de 2017. Depois da pré-temporada, o volante cravou de vez o seu lugar na equipe principal. O que poderia ser apenas mais uma opção no banco, tornou-se a grande surpresa do português no time titular dos Red Devils.

Inicialmente escalado nos lugares de Carrick e Fellani, o jogador chegou até mesmo a colocar Pogba, reforço mais caro da história do clube, no banco de reservas, no jogo de ida contra o Sevilla, na Liga dos Campeões. McTominay faz a saída de bola do United, mas consegue auxiliar Matic na marcação por saber usar o seu tamanho em divididas com equipes rivais.

Seu caso é uma curiosidade até mesmo entre os jogadores do United, que não entendem como McTominay não havia sido reparado antes pelos Red Devils. "Na última temporada ele estava quase deixando o clube para ir a algum lugar, quem sabe onde. Quem sabe em qual divisão ele estaria jogando agora", disse Mourinho em coletiva.

Escócia ou Inglaterra?

Suas atuações chamaram tanta a atenção que o jogador chegou a entrar no radar da seleção inglesa. No entanto, sua escolha já havia sido feita. Filho de um escocês, McTominay havia decidido jogar pela equipe nacional de seu pai após conselhos do próprio José Mourinho e de diretores da Escócia.

McTominay - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

Em entrevista à emissora "BBC", o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, explicou que nem uma possível de disputa da Copa fez com que McTominay mudasse de ideia. "O que ficou aparente antes de eu ter a chance de falar com ele em particular, eu estava indo para o CT do Manchester United de qualquer maneira, e ele já tinha decidido que a Escócia estava o esperando para jogar por eles e ele se sente escocês."

Sua estreia pela seleção escocesa aconteceu na última sexta-feira (23). No entanto, McTominay começou sua estadia na Escócia com o pé esquerdo, já que a equipe foi derrotada em casa por 1 a 0 para a Costa Rica. Nas arquibancadas do Hampden Park, Mourinho observava atentamente o seu pupilo, a quem descobriu e priorizou a outras estrelas que ele próprio indicou.