Topo

Saída de Rede

Derrotados na estreia, Canadá e EUA são os primeiros semifinalistas da Liga Mundial

João Batista Junior

05/07/2017 21h12

Canadá e EUA comemoraram vaga nas semifinais da Liga Mundial (fotos: Guilherme Cirino/Saída de Rede)

Curitiba (PR) – Até esta quarta-feira, 5 de julho, a seleção masculina de vôlei do Canadá só havia chegado entre os quatro melhores de uma competição de grande porte em uma ocasião, quando foi quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 – marcado pelo boicote dos países comunistas. Apesar da pouca tradição que tem na modalidade e de uma derrota em quatro sets para o Brasil na estreia da fase final, a equipe da América do Norte chega, em Curitiba, às semifinais da Liga Mundial pela primeira vez na história.

Com uma boa relação bloqueio e defesa, um eficiente distribuidor de bolas no levantamento, o armador Tyler Sanders, e um jovem oposto que pode ocasionalmente pecar por inexperiência, mas não tem medo de bloqueio triplo, Sharone Vernon-Evans, o Canadá impôs um esmagador 3 a 0 sobre a Rússia (25-23, 29-27, 25-17). O placar impediu a classificação antecipada do Brasil à próxima fase, mas fez a alegria dos quase 8,9 mil torcedores presentes à Arena da Baixada, que adotaram os canadenses para torcer na partida.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Pobres tecnicamente, os dois primeiros sets foram bastante equilibrados e repletos de erros – especialmente na reta final do segundo. A definição das duas parciais por diferença mínima no marcador em favor do Canadá demoliu o time russo, que variava entre desinteressado e abatido na terceira etapa.

Ataque russo sofreu contra Canadá

Sem jogadores importantes, como o oposto Mikhaylov e o levantador Grankin, que devem voltar à seleção para jogar o Campeonato Europeu, em agosto, e sem o central Muserskiy, envolvido em polêmicas com a federação local, a qualidade do voleibol apresentado pela Rússia contrastou com o momento histórico dos canadenses.

Enquanto o oposto Vernon-Evans, de 18 anos, marcou 14 pontos e obteve mais de 50% de aproveitamento no ataque, o atacante da saída de rede da Rússia, Maxim Zhigalov, foi acionado 19 vezes no ataque e só marcou em cinco oportunidades nesse quesito.

Se a Rússia obteve 10 a 6 no placar de pontos de bloqueios, foi superada nas anotações de ataque (43 a 33) e ainda cometeu 29 erros em todo o confronto – média de mais de quase dez pontos de graça por set para os adversários.

Na quinta-feira, a Rússia encara o Brasil, a partir das 15h05 (transmissão ao vivo do SporTV e da TV Globo). A seleção brasileira se classifica se vencer apenas um set – caso vença dois, passa às semifinais no primeiro lugar da chave. À equipe russa, resta uma vitória em sets diretos para seguir na competição.

Classificação dos EUA
Num jogo vibrante e de bons ralis, os EUA venceram a Sérvia por 3 sets a 1 (25-22, 25-23, 19-25, 25-22) e, a exemplo de seus vizinhos do norte, conquistaram uma vaga às semifinais da Liga Mundial, mesmo tendo perdido na estreia – 2 a 3 para a França.

A classificação norte-americana surpreende porque, primeiro, o técnico John Speraw montou um time sem o oposto Matt Anderson e o central Max Holt, que estão descansando, sem um de seus principais ponteiros, Reid Priddy, que migrou para a praia, sem Aaron Russell, lesionado, e, segundo, porque a campanha na fase classificatória do torneio foi claudicante, com quatro vitórias, cinco derrotas e vaga conquistada só na última partida.

Com muito volume de jogo, como lhe é peculiar, e sacando bem, a exemplo da partida diante da França, os EUA tiveram nos ponteiros Taylor Sander e Thomas Jaeschke seus principais anotadores – com 22 e 14 pontos, respectivamente, destaque para o aproveitamento de 62% de Sander no ataque.

Em situação difícil, Sérvia, de Kovacevic, terá jogo decisivo contra França

Diante de uma defesa que conseguiu parar os ponteiros Uros Kovacevic, que fez seis pontos no ataque, e Marko Ivovic, que obteve sete anotações em cortadas, a Sérvia optou por mudar na saída de rede para dar uma melhor opção para Jovovic nas armações de jogada. O oposto Atanasijevic entrou ainda no primeiro set e terminou a partida com 18 acertos no total e 55% de eficiência no ataque – muito bom para quem voltou das férias depois de haver jogado a primeira semana da Liga.

A atuação de Atanasijevic, embora tenha melhorado o voleibol de seu sexteto, foi insuficiente para impedir a vitória dos EUA e de deixar a Sérvia com obrigação de vencer a França na quinta-feira por 3-0 ou 3-1.

Sérvios e franceses, os dois últimos campeões da Liga Mundial, entram em quadra a partir das 17h40. Uma vitória por qualquer placar deixa a França no primeiro lugar da chave.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede