Topo

Saída de Rede

Brasileiras superam chinesas e vão à final em Montreux

João Batista Junior

10/06/2017 18h41

Rosamaria foi o destaque brasileiro na vitória sobre a China (fotos: divulgação)

A seleção brasileira feminina de vôlei está na final do Torneio de Montreux, na Suíça. Neste sábado, a equipe comandada por José Roberto Guimarães venceu a China por 3 sets a 1 (25-17, 25-22, 27-29, 25-16) e vai tentar, no domingo, conquistar o sétimo título na competição – venceu pela última vez em 2013.

"Nós tivemos altos e baixos na fase de classificação, mas era algo esperado. Ainda comentemos alguns erros que podem ser corrigidos com treinamento. Essas meninas nunca jogaram juntas como time, isso tem de ser levado em consideração. Precisamos cada vez ir ajustando mais o nosso jogo, tudo é aprendizado", disse Zé Roberto ao Saída de Rede, antes da partida semifinal. "Vamos continuar evoluindo e ganhando confiança para enfrentar as melhores equipes do mundo ao longo da temporada", completou o treinador.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Foi o primeiro duelo entre as duas seleções desde a vitória asiática nas quartas de final da Rio 2016. No entanto, com plantéis bastante modificados em relação àquela partida, o clima de revanche não passou nem perto do ginásio.

A China, que inscreveu no torneio nada menos que oito jogadoras com idade para atuar nas seleções de base, levou apenas três das campeãs na Rio 2016: a líbero Li Lin, a oposta Xiangyu Gong e a ponteira Xiaotong Liu (pelo Brasil, só Natália, Adenízia e Tandara têm experiência olímpica, sendo que a oposta não disputou as olimpíadas do ano passado). Nem a estrela Ting Zhu, MVP olímpica, nem a treinadora Lang Ping foram à Suíça – o time está sendo comandado por An Jiajie, um dos assistentes técnicos na conquista da medalha de ouro.

Diante de uma equipe que conseguia criar problemas no saque e que tinha um ataque que cresceu no decorrer da partida, o Brasil encontrou dificuldade na segunda parcial, perdeu uma boa chance de fechar o jogo no terceiro set, mas fez valer sua maior qualidade e experiência para vencer por 3-1.

O bloqueio brasileiro marcou 19 pontos contra a China

A seleção brasileira entrou em quadra com Roberta no levantamento, Tandara na saída de rede, Carol e Adenízia no meio, a líbero Suelen e as pontas Natália e Rosamaria. Edinara e Naiane entraram em inversões, enquanto Amanda e Drussyla, que chegaram a ser titulares na fase de grupos, participaram do jogo em curtas passagens.

Das ponteiras da equipe, Rosamaria foi a que menos oportunidades tinha tido na competição até aqui, e não decepcionou: para compensar os erros que eventualmente cometeu na recepção, a atacante do Minas anotou 22 pontos, com aproveitamento de 59,3% no ataque.

Também se destacaram pela seleção a oposta Tandara, que marcou 22 pontos (empatando com Rosamaria como maior anotadora da partida), e as centrais Carol e Adenizia, responsáveis respectivamente por sete e cinco acertos no bloqueio – no total, foram 17 pontos da seleção nesse quesito contra nove das rivais.

A decisão será disputada entre Brasil e Alemanha. As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos e as alemãs venceram em cinco sets. O jogo será no domingo, às 11h da manhã, pelo horário de Brasília, e terá transmissão do SporTV2. O terceiro lugar será disputado entre China e Argentina.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede