Topo

Como compositor de "Star Wars" pode ajudar Kobe Bryant a ganhar um Oscar

Cena da animação "Dear Basketball", de Kobe Bryant - Reprodução
Cena da animação "Dear Basketball", de Kobe Bryant Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/01/2018 04h00

Um dos maiores compositores de todos os tempos ao lado de um mestre do basquete dá liga? Parece que sim. Responsável pela icônica trilha sonora da saga "Star Wars", John Williams interrompeu seu trabalho na milionária franquia para ajudar ninguém menos que ex-jogador da NBA Kobe Bryant na animação "Dear Basketball" (Querido Basquete, em tradução livre), que pode ser indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação.

O desenho é baseado no poema que o atleta escreveu antes de se aposentar do esporte que o consagrou com cinco títulos da NBA (a liga mais importante do basquete mundial) e duas medalhas de ouro olímpicas.

Se já não bastasse a fama da dupla, o ilustrador responsável por "A Bela e a Fera", "A Pequena Sereia", "Aladdin" e "Tarzan" também se juntou ao projeto. "É incrível pensar que a orquestra de 'Star Wars' foi usada para este curto, mas emocionante filme sobre a vida de Kobe. O trabalho de Williams carrega emoção. Ele realmente contribuiu com o que eu estava tentando fazer na parte da animação, e o que Kobe entregou em sua narração", disse Glen Kean para a "Variety'.

O ex-jogador, que teve as camisas de número 8 e 24 aposentadas pelo Los Angeles Lakers em dezembro, escreveu o poema -- uma carta de amor que narra sua obsessão pelo esporte desde quando tinha seis anos -- em novembro de 2015, cinco meses antes de se aposentar aos 37 anos. Keane deu início ao trabalho no primeiro semestre do ano seguinte e Williams gravou a trilha em março de 2017.

"Dear Basketball" é um dos três curtas que o gênio por trás de "Star Wars" trabalhou em sua carreira, sendo o primeiro animado. "O que é importante no filme é que ele conta que a vida de Kobe Bryant é significativa e inspiradora. Não apenas aos mais jovens, mas para as pessoas de todas as idades", opina o compositor, autor dos clássicos temas de "Tubarão", "Superman", "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida", "ET", "Harry Potter", entre outros.

Os indicados finais ao Oscar serão anunciados no dia 23 de janeiro. A cerimônia deste ano acontece no dia 04 de março.

Veja abaixo um trecho do curta que foi exibido durante a aposentadoria das camisas do astro do basquete: