Topo

Rafael Reis

Fim de ciclo? Clubes gigantes da Europa querem tirar Löw da seleção alemã

Rafael Reis

24/03/2018 04h00

Adversário do Brasil no amistoso da próxima terça-feira, em Berlim, o técnico Joachim Löw, 58, pode estar no último dos seus 12 anos no comando da seleção alemã.

Apesar de ter contrato até a Eurocopa-2020, o treinador que levou a equipe germânica à conquista do tetracampeonato mundial, quatro anos atrás, está na mira de alguns dos mais importantes e poderosos clubes do planeta para a próxima temporada.

O interesse mais sólido é do Arsenal. O time londrino ainda não decidiu se Arsène Wenger continuará no cargo depois da Copa-2018. Mas, caso opte por mudar o comando de sua comissão técnica, um dos nomes favoritos para ocupar o cargo é Löw.

De acordo com vários jornais europeus, o clube inglês não é o único que pensa no técnico alemão para o futuro. Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Real Madrid também cogitam essa possibilidade.

Bayern e PSG provavelmente terão novos treinadores na próxima temporada. Já no Real, uma possível saída de Zidane vai depender da performance do time na reta final da Liga dos Campeões da Europa.

Ex-comandante de Stuttgart, Fenerbahce e Áustria Viena, entre outros, Löw está afastado do futebol de clubes desde que foi contratado pela DFB (Federação Alemã de Futebol), em 2004, para trabalhar como assistente técnico de Jürgen Klinsmann na seleção.

Logo depois da Copa-2006, ele foi promovido e substituiu o ex-atacante como treinador.

Löw já dirigiu a Alemanha em 159 partidas e está a oito jogos de igualar o recorde de Sepp Herberger, que ficou à frente da equipe entre 1950 e 1964.

Ao longo dos últimos 12 anos, os germânicos conquistaram os títulos da Copa do Mundo-2014 e da Copa das Confederações-2017. Além disso, foram vice-campeões europeus em 2008, terminaram o Mundial de 2010 na terceira colocação e ocupam a liderança do ranking da Fifa.

Em todas as seis competições oficiais disputadas durante a "era Löw", a Alemanha chegou pelo menos às semifinais.

Os atuais campeões mundiais estreiam na Copa-2018 contra o México, em Moscou, no dia 17 de junho. Suécia e Coreia do Sul são seus outros adversários no Grupo F.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 jogadores estrantes em seleção que podem conquistar vaga na Copa
Para fugir do Exército, craque da Coreia do Sul vai ter de brilhar na Copa
Salah dispara na liderança da Chuteira de Ouro; CR7 estreia no top 10
Esses astros foram ignorados por suas seleções e podem não jogar a Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.