Topo

Saída de Rede

Assistente da seleção masculina, Fronckowiak estreia com vitória na Itália

João Batista Junior

15/01/2018 06h00

Fronckowiak (ao centro) começou com o pé direito no Vibo Valentia (foto: divulgação/Vibo Valentia)

O primeiro jogo de Marcelo Fronckowiak à frente do Tonno Callipo Calabria Vibo Valentia foi um dos mais disputados da quinta rodada do returno da liga italiana masculina de vôlei. No domingo (14), em casa, a equipe agora comandada pelo técnico brasileiro venceu de virada o BCC Castellana Grotte por 3 sets a 2, parciais de 23-25, 23-25, 25-22, 25-21, 15-9, em 2h17 de confronto. O ponta Djalma, do sexteto visitante, com 22 pontos, foi o maior anotador da partida, seguido do oposto norte-americano Benajmin Patch, do time anfitrião, com 21.

Foi o retorno de Fronckowiak ao voleibol europeu. Ele, que já treinou equipes na França e na Rússia, dirigiu o Canoas na temporada passada da Superliga e estava sem clube. Ele também é assistente técnico de Renan Dal Zotto na seleção brasileira.

A estreia com o pé direito de Fronckowiak interrompeu uma série de 11 derrotas do Vibo Valentia, 12º colocado do campeonato, com 12 pontos obtidos. Já o Castellana Grotte, com oito pontos, é o 13º e penúltimo classificado na liga, à frente apenas do Sora.

Na outra ponta da tabela, O Cucine Lube Civitanova, em Trento, não se importou com a torcida adversária nem com as nove vitórias seguidas do Diatec Trentino e conquistou, no domingo, uma vitória com parciais acachapantes. Os vice-campeões mundiais aplicaram um 3 a 1 sobre a equipe do central brasileiro Éder, com parciais de 25-13, 28-26, 20-25, 25-14 e se mantiveram a apenas um ponto do líder Sir Safety Conad Perugia – que bateu o Monza, fora de casa, por 3-0.

Sokolov ao ataque: 21 pontos contra Trentino (foto: Marco Trabalza)

Se o Civitanova anotou 17 a 9 em pontos de bloqueio e contou com aproveitamento superior a 50% nas cortadas dos três atacantes das extremidades – 52% para Osmany Juantorena, 55% para Jiri Kovar e 60% para Tsvetan Sokolov, maior pontuador do jogo, com 21 pontos –, o Trentino, por sua vez, sofreu com uma atuação abaixo da crítica de seu oposto. Com apenas quatro pontos em toda a partida e com parco rendimento de 27% no ataque, Luca Vettori nem entrou em quadra no set final.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Na liga feminina, os 24 pontos de Ortolani não foram suficientes para que o Saugella Team Monza evitasse a vitória do Savino Del Bene Scandicci por 3 sets a 1 (16-25, 25-21, 25-23, 25-20). O destaque ofensivo da equipe da meio de rede Adenizia foi a atacante reserva Marika Bianchinni, que saiu do banco para ser a maior anotadora do time, com 17 pontos e 63% de rendimento no ataque.

Ortolani: 24 pontos pelo Monza e derrota por 1-3 para Scandicci (divulgação/Saugella Team Monza)

O Scandicci permanece na terceira posição do campeonato, com 30 pontos. O Imoco Volley Conegliano, que passou pelo Lardini Filotrano em sets diretos, lidera (38), seguido do Igor Gorgonzola Novara (35), que também não deixou set pelo caminho no jogo contra Il Bisonte Firenze.

TURQUIA
A curiosidade da 13ª rodada da liga turca feminina de vôlei, disputada neste fim de semana, é que todas as partidas terminaram em 3 a 1. Bom para o líder Eczacibasi VitrA, que superou o Besiktas, e para o VakifBank, segundo colocado, que passou pelo Kameroglu Beylikduz. A sorte, no entanto, não acompanhou o Fenerbahçe.

Block do Halkbank tenta parar Rahimova (divulgação/Fenerbahçe)

No domingo, a equipe terceira colocada do campeonato perdeu para o Halkbank, que está na sexta posição, com parciais de 25-19, 25-18, 17-25, 25-18, e perdeu contato com as duas esquadras da ponta. A ponteira Natália deixou a quadra quando o marcador do primeiro set apontava 7-12 para as rivais, reclamando de dores, e não voltou mais para a partida.

Pela liga masculina, o Ziraat Bankasi, que já havia jogado (e vencido o lanterna Torul Glencik por 3-0) no meio da semana, continua na liderança, secundado pelo Halkbank e pelo Istanbul BBSK. O Arkaspor, do brasileiro João Paulo Bravo, perdeu por 3-1 para o Maliye Piyango (25-19, 24-26, 26-24, 25-23) e está na quarta posição.

RÚSSIA
Depois de haver retomado a primeira posição da liga russa no meio de semana, graças a uma derrota do Belogorie Belgorod por 0-3 para Dínamo Moscou, o Zenit Kazan teve uma jornada tranquila, no sábado, e manteve-se à frente da concorrência. Fora de casa, a equipe marcou nada menos que 14 pontos de bloqueio para bater o Yugra Surgut por 3-0 (25-10, 25-17, 25-19).

O Belgorod venceu o Lokomotiv Novosibirsk em sets diretos e está a três pontos do time de Kazan. Campeão europeu em 2013 e vice no mundial daquele ano, o time de Novosibirsk chegou à nona derrota em 19 partidas – a quarta nos últimos cinco jogos – e é o oitavo na tabela.

Dínamo Kazan, de Mammadova (9), lidera na Rússia (divulgação/Dínamo Kazan)

No feminino, o Dínamo Kazan venceu o Yenisei Krasnoyarsk, terceiro colocado, por 3 a 0 e manteve a ponta da competição, seguido pelo Dínamo Moscou – que venceu o Uralochka por 3-1.

Destaque, ainda, para a primeira vitória do lanterna Dínamo Krasnodar na competição: em casa, um triunfo por 3 a 2, com 20-18 no tie break, sobre o Leningradka fechou uma sequência de 12 reveses.

POLÔNIA
Na primeira partida após a queda da invencibilidade na semana passada, o LKS Lodz não teve dificuldade para fazer 3-0 sobre o Budowlani Torun, vice-lanterna da competição, com parciais de 25-12, 25-18, 25-18. A maior anotadora da partida foi a ponta brasileira Regiane, com 12 acertos, 11 dos quais no ataque (58% de aproveitamento).

LKS reencontrou a vitória no fim de semana (foto: Orlen Liga)

O LKS permanece na primeira posição da Orlen Liga, um ponto à frente do Chemik Police – que fez 3 a 0 sobre o Budowlani Lodz, quarto colocado.

Pela PlusLiga, o Zaksa Kedzierzyn-Kozle venceu o Jastrzebski de virada, por 3 a 1 (27-25, 25-17, 25-20, 25-21), e aumentou  para confortáveis dez pontos a diferença para o vice-líder PGE Skra Belchatow (que perdeu por 0-3 para o Zawiercie).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede