Topo

Saída de Rede

Em revanche da final passada, Taubaté derruba último invicto da Superliga

João Batista Junior

01/11/2017 22h09

Lucarelli encara bloqueio do Sada Cruzeiro (foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)

Em jogo antecipado da 11ª rodada, a EMS/Taubaté Funvic aplicou um 3 a 2 sobre o Sada Cruzeiro (21-25, 26-24. 28-26, 24-26, 15-6) e quebrou, assim, a última invencibilidade da Superliga masculina 2017/2018. Na noite desta quarta-feira, em Taubaté, no jogo que reeditou a final do campeonato passado, o time da casa aproveitou os 37 erros cometidos pelos mineiros e contou com uma atuação firme dos pontas Dante e Lucarelli para ter sua revanche.

Se o oposto Wallace, com parco aproveitamento de 26% nas cortadas, tinha dificuldade para pôr a bola no chão, os ponteiros fizeram a diferença no ataque para o Taubaté. Lucarelli e Dante foram boas opções para o levantamento de Raphael, assinalando, respectivamente, 14 e 13 pontos no ataque.

Em dado momento da terceira etapa, numa passagem em que Wallace estava na entrada de rede sofrendo com a marcação adversária, o técnico Daniel Castellani chegou, até, a substituí-lo pelo ponta o sérvio Marko Ivovic – que ainda se recupera de uma lesão e tem entrado no time aos poucos. No quarto set, depois de levar um ponto de bloqueio, deu lugar a Renan Santos.

Os centrais Solé e Otávio também se destacaram nas estatísticas: enquanto o meio de rede argentino obteve 73% de aproveitamento no ataque, o brasileiro obteve cinco pontos de bloqueio.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Leal
Diante de toda a exposição que Leal teve nos últimos dias, por causa da trapalhada monumental da FIVB, o ponteiro demorou a engrenar na partida. Nas duas primeiras parciais, o ponteiro teve problemas na virada de bola – no segundo set, foi bloqueado em pontos importantes – e mostrou uma dificuldade no passe que não mostrava mais nos últimos anos.

Em compensação, quando o atacante cubano naturalizado brasileiro se sentiu mais à vontade no jogo, passou a liderar o time cruzeirense e acabou a partida como maior anotador em quadra, com 21 pontos – três a mais que Evandro.

Vitória em cinco sets
O Cruzeiro abriu 1 set a 0 graças à força de seu saque e à boa distribuição de bolas do armador argentino Nicolás Uriarte, que não hesitava em jogar com os centrais Isac e Simón. Contudo, quando o serviço cruzeirense caiu de rendimento, a equipe paulista chegou à virada.

No quarto set, com 23 a 21 para os visitantes no marcador, o árbitro deu um cartão vermelho a Raphael, que reclamou – sem razão – de uma invasão do líbero Serginho num rali (o defensor, de fato, passou para o lado adversário da quadra, mas não pisou além da linha, desconfigurando, dessa forma, a infração). O sexteto da casa até evitou os três primeiros set points, mas o Cruzeiro levou a partida para o desempate.

O equilíbrio dos quatro primeiros sets, porém, não chegou ao tie break. Na parcial decisiva, Taubaté impôs um ritmo forte no saque, abriu larga vantagem logo nos primeiros pontos e não teve mais a vitória ameaçada.

As duas equipes voltam à quadra no fim de semana, pela quarta rodada da Superliga. Na sexta-feira, às 20h (horário de Brasília), o Sada Cruzeiro visita o Ponta Grossa/Caramuru. No domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pela RedeTV!, a EMS/Taubaté Funvic recebe o Lebes/Canoas.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede