Topo

Na Grade do MMA

Como fica a divisão dos leves do UFC após o anúncio de McGregor X Mayweather

UOL Esporte

20/06/2017 12h39

Por Rodrigo Garcia

A oficialização da luta de boxe entre Conor McGregor e Floyd Mayweather colocou fim a uma das maiores novelas da história do mundo das lutas. Contudo, se uma situação complexa envolvendo o UFC chegou ao fim, outro problema deverá surgir em breve: o que fazer com a divisão dos leves.

Desde novembro de 2016, quando McGregor nocauteou Eddie Alvarez e conquistou seu segundo cinturão da organização, o título da divisão dos leves tem sido uma incógnita. A primeira dúvida surgiu logo após o irlandês garantir o triunfo: ele ficaria como campeão dos leves, dos penas ou de ambas as divisões? Dana White, contudo, logo resolveu este dilema e chegou a um acordo para que o atleta abrisse mão do título da divisão até 66 quilos.

E se a decisão de Dana parecia colocar luz sobre a divisão, logo McGregor voltou a mergulhar a categoria em um limbo de dúvidas. Após dizer que tiraria um período sabático para curtir o nascimento do filho, que o deixaria afastado do octógono ao menos até maio de 2017, o falastrão irlandês resolveu fazer uma superluta de boxe contra Mayweather. Após meses de longa negociação, o evento finalmente foi confirmado e será realizado em 26 de agosto, em Las Vegas.

Com isso, a divisão dos leves ficará sem seu campeão durante praticamente todo o ano de 2017. A situação levou alguns dos principais nomes da categoria a protestarem contra o UFC. Tony Ferguson, que ocupa a 2ª colocação do ranking da divisão e acumula 9 vitórias em sequência, já se manifestou exigindo a criação de um título interino.

Khabib Nurmagomedov, russo que ocupa a primeira colocação da divisão, também já havia exigido que a divisão tivesse um novo campeão enquanto McGregor não volta a atuar pela companhia.

O caminho mais natural (e mais justo) para resolver o problema será tentar casar novamente a luta entre Ferguson e Nurmagomedov. Já prevendo a longa ausência de McGregor, o UFC tentou casar uma luta pelo título interino entre os atletas para o UFC 209, que aconteceu em março, mas o russo passou mal durante o processo de corte de peso e precisou deixar o duelo. Com o período do Ramadã terminando no final de junho, Nurmagomedov poderá voltar a treinar adequadamente e o duelo terá chance de acontecer.

E se o atleta russo precisar de mais tempo, outros nomes despontam como possíveis adversários para Ferguson, cada um tendo um tipo diferente de apelo para defender sua chance pelo título interino.

Se o ranking do UFC for levado em conta na hora de casar o duelo, algo que sabemos que nem sempre acontece, o norte-americano Eddie Alvarez largará na frente. Por ser um ex-campeão da divisão, o atleta larga na frente no quesito popularidade e poderia trazer interesse do público. Porém, o atleta perdeu seu posto justamente ao ser nocauteado por McGregor e vem de um no-contest na luta contra Dustin Poirier, fatores que podem pesar na decisão.

Já no quesito merecimento, quem vem logo após Nurmagomedov na fila pelo cinturão é o brasileiro Edson Barboza. Quarto colocado no ranking da divisão, o brasileiro vem de três vitórias em sequência, sendo duas delas contra ex-campeões: Anthony Pettis e Gilbert Melendez (no extinto Strikeforce).

Por fim, a luta mais vantajosa do ponto de vista financeiro seria entre Ferguson e Nate Diaz. O polêmico lutador norte-americano vem trocando farpas com seu possível rival desde que ele passou a ser cogitado para o duelo. Contudo, Diaz não parece disposto a voltar ao octógono tão cedo. Sua última aparição pelo UFC aconteceu em 20 de agosto de 2016, quando foi derrotado por decisão unânime (mas polêmica) por Conor McGregor.

Resta saber qual caminho o UFC escolherá para voltar a movimentar a divisão: a popularidade, a justiça ou o retorno financeiro.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA