Topo

Rafael Reis

"Novo Busquets", aposta da Espanha mora em república de estudantes

Rafael Reis

25/03/2018 04h00

Como você imagina que é a casa de um jogador que defende uma das mais importantes seleções do planeta? Uma mansão espaçosa, com móveis caríssimos, obras de arte, amplos jardins e muitos empregados?

Bem, essa não é a realidade do volante Rodrigo Hernández, 21, do Villarreal, uma das apostas da Espanha para a Copa do Mundo-2018.

Rodri, como costuma ser chamado, não vive em uma mansão e nem mesmo possui uma casa para chamar de sua. Ele mora em uma república estudantil, junto com amigos da faculdade de administração onde estuda.

"Sei que os estudos são importantes. O que mais quero é me formar. Não quero passar a vida toda me dedicando a apenas uma coisa [o futebol]", afirmou o jogador, ao jornal espanhol "Marca".

A rotina de Rodri é intensa. Normalmente, ele treina de manhã, vai para a faculdade depois do almoço e curte os prazeres da vida universitária à noite. Tudo sem exageros, é claro.

Jogador com passagem por todas as seleções de base da Espanha, o volante foi campeão europeu sub-19 em 2015, mesmo ano em que recebeu suas primeiras oportunidades no time principal do Villarreal.

Na atual temporada, Rodri deslanchou. Virou titular absoluto da equipe amarela e entrou no top 10 dos principais passadores do Campeonato Espanhol –segundo o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, dá em média 65,2 passes por partida.

Tratado na Espanha como sucessor natural de Sergio Busquets, o volante de 1,90 m, passadas largas, forte poder de marcação e leitura de jogo acima da média, foi uma das novidades do técnico Julen Lopetegui para os amistosos pré-Copa deste mês.

Rodri participou dos oito minutos finais do empate por 1 a 1 contra a Alemanha, na sexta-feira. Terça, contra a Argentina, deve ganhar uma nova oportunidade para se assegurar no grupo que vai ao Mundial.

O meio do ano também reserva uma outra mudança radical na vida do jovem universitário. O garoto vai deixar o clube onde despontou para vestir uma das camisas mais tradicionais do futebol europeu.

O "novo Busquets" está na mira de Barcelona e Atlético de Madri. Alguns jornais espanhóis, como o "Marca", cravam que o destino de Rodri será a capital espanhola e que ele será comandado por Diego Simeone na próxima temporada, já que o Atletico teria pago sua multa rescisória de 20 milhões de euros (cerca de R$ 81,7 milhões).


Mais de Cidadãos do Mundo

Fim de ciclo? Clubes gigantes da Europa querem tirar Löw da seleção alemã
7 jogadores estrantes em seleção que podem conquistar vaga na Copa
Para fugir do Exército, craque da Coreia do Sul vai ter de brilhar na Copa
Salah dispara na liderança da Chuteira de Ouro; CR7 estreia no top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.