Topo

Bala na Cesta

LeBron supera Jordan, Kobe e Bird e tem melhor temporada de arremessos no 15º ano na NBA

Fábio Balassiano

01/12/2017 06h02

Após um começo errático, o Cleveland Cavs aparentemente encontrou seu rumo. Venceu ontem o Atlanta Hawks fora de casa por 121-114, engatou a décima vitória consecutiva, já tem 15-7 e está na terceira posição da conferência Leste da NBA.

Como a gente já se acostumou a ver nos últimos anos, LeBron James tem dado as cartas na franquia (teve 24 pontos ontem à noite na Geórgia), mas nesta temporada 2017/2018 o camisa 23 tem jogado um verdadeiro absurdo, registrando o melhor aproveitamento de arremessos dos seus 15 anos jogando no melhor basquete do mundo.

Com um ponto importantíssimo nisso tudo: ele está prestes a completar 33 anos (no dia 30/12). Ou seja: quando muitos atletas começam a cair, diminuir suas médias, perder aproveitamento, LeBron consegue subir ainda mais o seu (já alto) nível. Veja só na tabela abaixo os dados completos e uma comparação com o que aconteceu com alguns dos melhores jogadores de perímetro de todos os tempos.

Em 2017/2018, LeBron James, já tendo jogado mais de 10 mil minutos de partidas de temporada regular, possui quase 58% de aproveitamento nos arremessos (57,9% pra ser mais exato), 1,2% a mais que em 2013/2014, sua antiga melhor marca de 56,7% de conversão. O melhor ano da carreira de Michael Jordan foi o seu sétimo na NBA, e MJ teve 53,9% aos 27 anos (auge físico). Larry Bird, na nona temporada dele, saiu-se com 52,7% (31 anos). Kobe, em seu sexto campeonato, 46,9% aos 23 anos.

Outro ponto interessante é que LeBron, autor de 28,2 pontos/jogo em apenas 37 minutos por partida (terceira menor minutagem dele na sua vida profissional), é o que menos arremessa entre os quatro citados em seus melhores anos de carreira – 19,1 por noite contra, por exemplo, 22,4 de Jordan, 22,1 de Bird e 20,1 de Kobe. Ou seja: mesmo com a mão quente ele faz questão de não ser tão centro das atenções assim.

Como ponto curioso, dá pra notar que na mesma décima-quinta temporada de carreira Michael Jordan registrou 44,5% de aproveitamento. Kobe Bryant, 45,1%. Larry Bird já havia se aposentado. Aos 32 anos e jogando o fino da bola para colocar o seu Cleveland Cavs praticamente nas costas, LeBron se tornou recentemente o mais jovem atleta a chegar a marca de 29 mil pontos (já tem 29.379 e está em sétimo de todos os tempos da NBA) e entrou em um seleto grupo que conta com Jordan, Kobe, Karl Malone, Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar como os únicos que possuem 400+ jogos de 30+ pontos na história da liga (um verdadeiro absurdo!).

Este texto não tem a intenção de mostrar que LeBron James é melhor ou pior que outros grandes atletas da história da NBA, mas simplesmente lançar luz sobre quão fantástica está sendo a temporada 2017/2018 de um dos jogadores mais incríveis de todos os tempos.

Muita gente duvidava que ele conseguiria ganhar outro prêmio de jogador mais valioso do campeonato, mas jogando o que está jogando, fazendo o Cavs vencer jogos quase que exclusivamente por sua causa, LeBron tem tudo para brigar pelo quinto troféu de MVP de sua brilhante carreira.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.