Topo

Saída de Rede

Holanda e Bulgária passeiam na repescagem e vão para o mundial

João Batista Junior

27/08/2017 11h58

Holandesas e búlgaras carimbaram o passaporte para o Japão 2018 (foto: CEV)

Favoritas à conquista das duas vagas restantes da Europa no Mundial feminino do Japão 2018, holandesas e búlgaras não decepcionaram. No decorrer desta semana, em Roterdã (Holanda), as duas seleções bateram Bélgica, Eslovênia, Rep. Tcheca e Eslovênia e se enfrentarem pela última rodada da repescagem, na manhã deste domingo, com a classificação para o campeonato já definida. A vitória por 3 sets a 0 (25-21, 25-17, 25-23) da Holanda sobre a Bulgária serviu apenas de combustível para aumentar a festa da torcida anfitriã.

Europeu masculino: torcida polonesa bate recorde, mas Sérvia leva a melhor

Na primeira oportunidade que teve para chegar ao mundial, no início de junho passado, o status de semifinalista olímpica da Holanda não evitou um revés diante do Azerbaijão, em Baku. No Grand Prix, o time sofreu a perda da oposta Lonneke Slöetjes – lesionada – mas, mesmo assim, ainda chegou às finais da competição (e por muito pouco, não tomou a vaga do Brasil nas semifinais).

Com Slöetjes recuperada, a equipe holandesa passou pela repescagem sem perder um set, sequer, e carimbou o passaporte para o Japão.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Para a seleção da Bulgária, a vaga no mundial foi o único bom registro na temporada. Não bastasse a frustração da derrota em casa, para Turquia, na fase anterior das eliminatórias, a equipe cumpriu fraca campanha na segunda divisão do Grand Prix: sem contar com a ponteira Elitsa Vasileva nas duas últimas semanas do torneio, as búlgaras perderam quatro das nove partidas que disputaram, duas das quais contra Porto Rico, e não chegaram ao Final Four do certame.

Em Roterdã, o time perdeu sets para eslovenas, tchecas e gregas, mas, no jogo que definiu a classificação, no sábado, não titubeou e aplicou um 3-0 sobre a Bélgica.

Mireya Luis, 50 anos

Já são, até aqui, 11 as seleções com lugar assegurado no Campeonato Mundial feminino do ano que vem: Japão (país sede), EUA (atual campeão mundial), Brasil (vencedor do sul-americano), Sérvia, Rússia, Turquia, Itália, Azerbaijão, Alemanha, Holanda e Bulgária.

Ainda há 13 vagas em jogo: seis no campeonato continental da Norceca (a ser disputado entre os dias 4 e 9 de setembro), quatro nas eliminatórias da Ásia (entre 20 e 24 de setembro), uma no classificatório da América do Sul (entre os dias 11 e 15 de outubro) e duas na África (sem data definida).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede