Topo

Bala na Cesta

Três boas novas da Liga Nacional: NBB com 15 times, LDB por 4 anos e evento de Marketing em SP

Fábio Balassiano

31/08/2017 06h20

Prestes a completar dez anos, a Liga Nacional de Basquete terminará o mês de agosto com três boas novidades para comemorar. A décima edição do NBB terá 15 times, a Liga de Desenvolvimento, xodó do blog desde sempre, está confirmada pelos próximos 4 anos e está confirmado para o dia 05/09 em São Paulo o Marketing Summit, evento voltado para o mercado publicitário.

Após algumas indefinições, foi divulgada pela Liga Nacional o número de times e as primeiras novidades sobre a temporada 2017/2018 do NBB. O campeonato começa em 04/11 com a reedição da final passada – Bauru x Paulistano, terá a presença de 15 equipes (8 Estados de 3 Regiões do país) e o regulamento permanece o mesmo (dois caem pra Liga Ouro, que sobe o campeão pra divisão de elite do basquete do país. O Jogo das estrelas segue em São Paulo, no dia 18/03/2018, no Ibirapuera.

As grandes novidades são Joinville de volta, a estreia do Botafogo e a manutenção de Caxias do Sul, que caiu no torneio passado, mas que segue no NBB porque Brasília e Macaé não conseguiram garantias financeiras pra jogar a competição.

Outra grandíssima novidade é que a Liga Nacional confirmou a Liga de Desenvolvimento por quatro anos mais. Com aporte financeiro da CBC, Comitê Brasileiro de Clubes, de R$ 6,5 milhões pelo período, a LNB organizará o certame, agora Sub-20 e não mais Sub-22 (faz todo sentido mesmo). A edição deste ano será, digamos, mais atropelada, começando em outubro e se encerrando até o final de 2017, mas a dos próximos anos ocorrerão normalmente entre julho e dezembro. Aparentemente houve bom alinhamento entre Confederação e Liga, com a CBB tendo voz no planejamento e auxiliando em pontos como comunicação, por exemplo. Vale lembrar que a LDB estava no meio de grande discussão entre as entidades recentemente (veja mais aqui).

Por fim, vale colocar que na próxima semana, no dia 5 de setembro, ocorrerá a terceira edição do NBB Marketing Summit, evento voltado para que a Liga Nacional apresente seu produto para o mercado publicitário. Como sempre aconteceu até o momento, o encontro será em São Paulo e contará quatro painéis que abordarão o tema "Inovações" em diferentes perspectivas. Serão duas apresentações de cases de sucesso e dois debates entre executivos do mercado

São três grandes novidades da Liga Nacional, sem dúvida alguma. Em um momento de incertezas, tristezas e problemas no basquete nacional, é bom ver que há um ótimo trabalho sendo feito na LNB. A organizadora do NBB e da LDB erra pra caramba, mas é inegável que tenta incansavelmente para melhorar o nível da modalidade. Que assim continue.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.