Topo

Bala na Cesta

Projeto de basquete feminino, Magic Minas ganha quadra revitalizada por artistas em SP

Fábio Balassiano

15/10/2018 13h27

Projeto que tem o objetivo de construir uma rede de mulheres que querem praticar o basquete, o Magic Minas, lançado em 2016, se movimenta para ocupar espaços públicos na cidade de São Paulo fazendo com que cada vez mais meninas pratiquem o esporte da bola laranja.

Desde sua fundação, o Magic Minas tem inspirado cada vez mais garotas a se conectarem com o esporte em um ambiente seguro, acolhedor e empoderador, como elas gostam de dizer. O nome do time, aliás, é uma homenagem a ex-jogadora Magic Paula, grande "ídola" das jogadoras do time e madrinha ao se juntar durante a ocupação da Praça Rotary, onde elas jogam todas as segundas-feiras das 20 às 22h.

Não sei se a galera lembra, mas um episódio que deu maior projeção para a equipe, resultando no aumento de participantes nos treinos e na conquista de novas quadras, foi a ocupação pacífica da quadra na Praça Rotary, no dia 10 de julho de 2017, quando cerca de 100 mulheres compareceram para reivindicar o direito de também utilizar o espaço, até então ocupado por homens que jogavam futsal. As mulheres, naquele momento sem acesso a outros espaços, tentavam negociar a divisão da quadra às segundas-feiras: das 19h às 20h30 seria o horário do futsal masculino, e das 20h30 às 22h, do basquete feminino. O acordo, porém, não vinha sendo cumprido pelos rapazes, que insistiam em permanecer no local além do horário combinado.

A ocupação foi organizada por meio de um evento no Facebook com o mote "A quadra também é das minas", que ganhou diversos apoiadores e contou com a presença da campeã mundial Magic Paula. O evento ganhou tamanha proporção que permitiu não só que as mulheres conquistassem o direito de jogar na praça, como também em outros dois locais.

E o que era um projeto tornou-se uma obra de arte no último sábado. Com o apoio da Nike, em colaboração com diversos coletivos femininos, a empresa devolveu a quadra revitalizada ao coletivo de basquete Magic Minas, que conquistou da Prefeitura de São Paulo a preferência no uso do espaço na Praça Rotary.

Localizada na Rua Major Sertório, 524 (Vila Buarque), a quadra foi reinaugurada após a intervenção artística do coletivo Efêmera – uma rede de empreendedorismo e valorização do protagonismo feminino na cultura de rua. O evento, realizado no sábado, contou com diversas atividades esportivas e culturais voltadas a reforçar o protagonismo das mulheres: roda de conversa com a presença da atleta da WNBA Damiris Dantas, coletivos de arte e poesia, jogo amistoso de basquete feminino entre os times Magic Minas e Rachão das Minas, show do coletivo Slam das Minas e festa encerramento com a DJ Mirian Alves, do coletivo TPM.

O projeto de revitalização da Praça Rotary, assinado pelas artistas da Efêmmera, envolveu uma nova iluminação, associada a grafismos e palavras que conectam e reforçam a força do basquete feminino, como fair-play, coletivo, parceria, superação, motivação e força. Para além da arte impactante, a nova quadra é reflexo de como as mulheres estão liderando mudanças no esporte e na arte.

A luta das Magic Minas atualmente é para manter as conquistas alcançadas, com constante incentivo para que mulheres se juntem e permaneçam no grupo, e melhorar ainda mais as condições dos treinos buscando acesso a materiais básicos como coletes, uniformes, bolas, mochilas, além da melhoria das quadras (manutenção de tabela, aro, pintura, iluminação). O objetivo é conseguir ampliar o movimento para que mais mulheres tenham acesso a recursos para aprender, praticar e treinar esportes coletivos.

A Praça Rotary transformou-se em um marco na história do basquete feminino após ter sido ocupada por um grupo de mulheres que reivindicaram um espaço público para a prática do esporte. Que elas assim continuem. Por mais iniciativas dessa natureza.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.