Topo

Bala na Cesta

Dez fatos para ficarmos de olho nas últimas semanas da temporada da NBA

Fábio Balassiano

03/04/2018 06h20

O mês de abril começa e com ele há o fechamento da fase regular da NBA no dia 11 (duas quartas-feiras adiante portanto). Já há muita coisa sacramentada, mas muito ainda por jogar e por definir neste fim de temporada 2017/2018 para as franquias do melhor basquete do mundo (aqui a classificação atualizada). Vamos lá:

1) Após cravar a melhor campanha, o que fará o Houston Rockets – Este item já está dono definido, o Houston Rockets (62-15). A dúvida agora é como Mike D'Antoni dirigirá seu time de agora até o final da fase regular. A julgar pelo jogo de domingo em San Antonio (revés de 100-83), o foco já está na pós-temporada. Agora é a vez do treinador retirar ou manter os minutos de suas principais estrelas. James Harden, Eric Gordon e Chris Paul jogaram 30+ minutos em no mínimo 54 jogos. Não seria a hora de tirar o pé?

2) As posições do Leste e todos querendo fugir de LeBron James – Os oito da conferência Leste estão praticamente confirmados (Raptors, Celtics, Cavs, Pacers, Sixers, Wizards, Heat e Bucks), podendo se alterar apenas as ordens entre Cavs e Bucks, ou seja, do terceiro ao oitavo colocados. Na real, da real, está todo mundo de olho no claudicante Cleveland. Ninguém quer pegar LeBron James pela frente no playoff logo de cara, e para Toronto e Boston quanto mais longe postergar o duelo contra o King melhor. Pro Raptors, por exemplo, é melhor que o Cavs fique em terceiro mesmo. Pro Celtics, em quarto ou quinto. Enfrentar LeBron na segunda rodada pode trazer uma eliminação precoce que nenhum dos dois times está desejando.

3) Os dois que irão sobrar no Oeste – Se no Leste está tudo definido, no Oeste vai ficar quase tudo pro final mesmo. Rockets, Warriors e Blazers estão nas 3 primeiras posições, mas dali pra baixo existem sete times disputando cinco vagas. Spurs, Thunder, Pelicans, Wolves, Jazz, Clippers e Nuggets vão se engalfinhar até o último dia visando a classificação e o melhor posicionamento pros playoffs. Dois deles verão o mata-mata de casa. O Pelicans, que estava indo muito bem, perdeu quatro seguidas, está em oitavo e arrisca ficar de fora do playoff novamente.

4) A real condição física do quarteto do Warriors – Muita gente diz que mesmo passando na segunda posição do Oeste o Golden State Warriors continua como o grande favorito da NBA. Mas a real é que a franquia de Oakland só terá fôlego e força pra ganhar o bicampeonato (seguido) e o terceiro em quatro anos caso suas quatro estrelas estejam na melhor condição física nos playoffs. Steph Curry só retorna na segunda rodada. Klay Thompson, Kevin Durant e Draymond Green estão jogando mas longe da melhor condição física. Pro Warriors, só há anel de campeão possível com suas quatro estrelas jogando o mais perto possível dos 100% da condição física. Hoje em dia o percentual está bem longe disso.

5) Perder, perder, perder pro próximo Draft – Tem muito time pensando em vencer pra jogar o playoff ou melhorar a posição pro mata-mata, mas o que tem de franquia sonhando com derrota não está no gibi também. E isso tudo tem uma explicação bem simples: quanto pior a campanha, maior a chance de conseguir as primeiras posições do Draft de 2018. O Phoenix atualmente é o pior time da NBA com 19-59, seguido de perto por Memphis, Atlanta, Orlando e Dallas.

6) A confirmação do MVP para James Harden – Essa aqui é meio barbada, literalmente, mas vale acompanhar os últimos passos de James Harden rumo ao seu primeiro troféu de MVP de temporada regular. Líder em pontos, o camisa 13 está voando e guiando o Houston a melhor campanha desta fase regular e aos melhores índices de ataque da história da NBA. Só uma catástrofe tira o prêmio de Harden, que pode inclusive ser eleito o MVP de forma unânime, algo que só aconteceu com Steph Curry dois anos atrás.

7) Com Kawhi ou sem Kawhi no San Antonio Spurs? O San Antonio encaminhou a sua classificação para o playoff pelo vigésimo ano seguido, algo bem surreal, e o feito é ainda mais impressionante quando analisamos que a franquia está sem seu melhor jogador. Kawhi Leonard mal atuou na temporada, e muita gente aposta que nem no playoff ele estará. Na última semana comentou-se a chance de Leonard voltar a jogar, mas no domingo ele voltou a Nova Iorque para… ser reavaliado por um médico diferente do da franquia. Com ele o Spurs tem alguma chance de ir longe. Sem ele, a possibilidade é remota. A dúvida é: vale a pena colocar a melhor peça do elenco totalmente sem ritmo em quadra justamente na fase em que as demais estrelas estão voando (mata-mata)?

8) Celtics completos? No último sábado o Boston deu uma bela mostra de força ao vencer o Toronto em casa. E sem Kyrie Irving e Marcus Smart, o que só aumenta o feito da franquia de Brad Stevens. Terão os verdinhos todos os jogadores à disposição da comissão técnica no playoff? Ou Stevens terá que continuar a lida com suas ausências?

9) Joel Embiid volta quando? E como? Melhor jogador do Sixers, o pivô sofreu uma lesão no globo ocular, e seu prazo de recuperação é de até três semanas. Aparentemente Embiid tem chance de retornar ainda na primeira rodada do playoff, mas muita gente diz que o pivô só jogará mesmo em uma eventual segunda rodada neste que é o primeiro do Sixers depois de muitos anos.

10) Os últimos passos do "estelar" Oklahoma City Thunder? Se tem um time que não engrenou nesta temporada é o OKC, que começou a temporada com uma expectativa gigantesca devido ao elenco ter Russell Westbrook, Carmelo Anthony e Paul George. Ainda ameaçado de ficar fora da pós-temporada, fica meio claro que o trio vai durar mesmo um único campeonato. Carmelo e Paul George têm possibilidade de procurar outra franquia e com o desempenho errático deste Thunder é bem improvável que eles fiquem ao lado de Russ em Oklahoma.

Faltou alguma coisa? Comente você também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.