Topo

Bala na Cesta

Cidade de craques, Akron viu nascer Curry e LeBron, que se enfrentam na 3ª final seguida da NBA

Fábio Balassiano

29/05/2017 06h00

A final da NBA que começa na quinta-feira envolvendo Golden State Warriors e Cleveland Cavs colocará frente a frente as duas melhores franquias das conferências Oeste e Leste nos últimos três anos, sete All-Star (recorde desde 1983) e sobretudo craques como Steph Curry e LeBron James, líderes de seus times e responsáveis por guiar as equipes tão longe. O que pouca gente sabe é que os dois nasceram na mesmíssima cidade.

Localizada no estado americano do Ohio, no Condado de Summit, Akron foi fundada em 1835, tem uma área de 161,5 km² e uma população de quase 200 mil habitantes. A cidade que viu o Hall da Fama Nate Thurmond nascer em 1941 também testemunhou os primeiros dias de vida de Steph Curry e LeBron James, que não só nasceram na mesma localidade, mas também no mesmo hospital, o Summa Akron City Hospital. Curry é de 1988. LeBron, de 1984. As semelhanças param por aí, na verdade.

LeBron James é, digamos, produto nascido, criado e identificado com Akron. Filho único de Gloria James, que deu a luz aos 16 anos, viu desde cedo a luta de sua mãe para criá-lo. Sem emprego estável, Gloria se mudou de apartamento em Akron inúmeras vezes até que, percebendo que LeBron teria um ambiente familiar menos conturbado, permitiu que seu filho se mudasse para a casa de Frank Walker, um treinador de futebol americano juvenil local, que introduziu James para o basquete quando ele tinha nove anos de idade. LeBron jogou o segundo grau no St. Vincent-St. Mary High School, depois chegou ao Cleveland em 2003 e só saiu de Ohio em 2010, quando levou seus talentos para o Miami Heat. A volta triunfal aconteceu em 2014 e o resto já é história. Em 32 anos de vida, ficou fora de casa apenas nas quatro temporadas em que defendeu o Heat.

Curry também nasceu em Ohio, mas não tem relação tão íntima assim com a cidade. Na verdade ele nasceria no lugar em que seu pai, Dell, estivesse jogando na NBA. Calhou de, na temporada 1987/1988, papai Dell estar vivendo em Cleveland, onda jogava pelos Cavs. Sua esposa, Sonya, deu entrada no hospital em 13 de março de 1988, Stephen nasceu no dia seguinte, mas viveu poucos dias em Akron por conta de uma negociação envolvendo seu pai. Dell acabou sendo envolvido no Draft de expansão do Charlotte, que o escolheu para fazer parte da primeira formação do Hornets e nos 10 anos seguintes a família Curry passou a morar na Carolina do Norte, onde começou a sua carreira no colegial.

A final da NBA começa na quinta-feira, e se tem uma cidade que pode se orgulhar de seus "filhos" é Akron, que verá LeBron James e Steph Curry desfilando seus talentos em mais uma decisão.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.