Topo

Bala na Cesta

Cinco chaves para o jogo final do NBB entre Bauru e Paulistano neste sábado

Fábio Balassiano

17/06/2017 06h23

A temporada 2016/2017 do NBB termina neste sábado. Com todos os ingressos vendidos para a decisão em Araraquara, Bauru e Paulistano fazem o jogo 5 a partir das 14h (Sportv e Band) lutam pelo título inédito da competição. E o que pode fazer a diferença logo mais? Vamos lá!

1) Jogar em casa -> Em 3 oportunidades o NBB foi decidido com partidas de número 5. Em todas o time mandante venceu a disputa. Em 2009 com o Flamengo diante de Brasília. Em 2010, a revanche (brasilienses contra os rubro-negros). E em 2016 foi a vez do time da Gávea bater Bauru no Rio de Janeiro. Este ano os bauruenses têm a vantagem de decidir com a torcida a seu favor.

2) Paulistano invicto em jogos 5 -> O time nunca perdeu um Jogo 5 na história. Foram cinco oportunidades e cinco vitórias, sendo duas delas na atual temporada, sobre Basquete Cearense nas oitavas (em casa) e Franca nas quartas-de-final (fora de casa). Conseguirão os comandados de Gustavo de Conti manter essa invencibilidade?

3) Lucas Dias -> Melhor jogador do time neste playoff, o ala do Paulistano saiu machucado no jogo 4 de semana passada. Ele machucou o tornozelo quando retornou de um salto, está fazendo tratamento a semana inteira, mas ninguém sabe como estará a sua condição na partida deste sábado. Se estiver bem, a chance de seu time aumenta demais. Caso não consiga atuar perto de suas condições ideais, o Paulistano perde bastante de seu poder de fogo no ataque.

4) Alex Garcia -> Jogador mais experiente dessa final, Alex esteve presente em todos os Jogos 5 de Finais da história do NBB. Perdeu dois, venceu um, e no que venceu fez mais de 20 pontos (24). Aparentemente Bauru precisa contar com o Brabo a todo vapor para sair campeão de Araraquara.

5) O duelo dos técnicos -> Demétrius (Bauru) e Gustavo de Conti (Paulistano) são dois dos melhores técnicos da nova geração e muito bons em analisar as partidas de seus times. Muito provavelmente tentarão tirar algum coelho da cartola pra esse jogo 5 deste sábado. Pelo lado bauruense, é basicamente manter o que foi feito nos duelos 3 e 4, quando a defesa anulou o ataque do rival. Pro Paulistano, é reencontrar a fórmula ofensiva que foi muito bem nos dois primeiros duelos, espaçar mais a quadra no ataque (os jogadores estavam muito "colados" nos embates mais recentes) e marcar muitíssimo melhor do que nos duelos perdidos (sobretudo no de semana passada na capital de São Paulo).

E aí, quem será o campeão do NBB na temporada 2016/2017?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.