Topo

Bala na Cesta

Copa com melhores do NBB terá 1ª edição nesta temporada e dará vaga na Liga das Américas

Fábio Balassiano

27/09/2018 05h00

Mais uma novidade do NBB visando a temporada 2018/2019 que começa em 13 de outubro. Sonho antigo do basqueteiro brasileiro, a Liga Nacional de Basquete (LNB) lança a sua primeira Copa, que reunirá os oito melhores do primeiro turno e será realizada no final de 2018 no período das festas de Natal e Ano Novo.

A informação inclusive já consta do regulamento que a entidade disponibilizou em seu site recentemente (aqui). O blog apurou também que a competição, cujo nome ainda não está definido pois faltam acordos comerciais com patrocinadores serem firmados, dará vaga ao campeão para a Liga das Américas ou no torneio continental que a substitua (há conversas na Federação Internacional para isso).

O formato da disputa ainda não está 100% definido, mas por hora está descartado o modelo espanhol da Copa do Rei que leva os oito melhores do primeiro turno para uma sede única e tem mata-matas em três dias consecutivos. A Liga estuda a melhor organização de sua primeira edição de Copa, mas muito provavelmente deverá seguir com jogo único disputado na casa do time de melhor de campanha nas quartas-de-final e depois quadrangular ou formato de semifinal e decisão para que o vencedor seja conhecido.

A ideia ganhou forma na desde a temporada 2016/2017, quando, por iniciativa do presidente João Fernando Rossi, a Liga Nacional de Basquete incluiu em seu calendário pela primeira vez partidas entre o Natal e o Ano Novo com o jogo entre Flamengo e Caxias do Sul em 27 de dezembro de 2016. Na temporada passada, 4 partidas (Vitória x Basquete Cearense, Caxias do Sul x Joinville, Pinheiros x Franca e Flamengo x Vasco entre 27 e 30 de dezembro de 2017). Todos os duelos tiveram público e audiência quase 50% maiores do que a média da competição. A ideia, para 2018/2019, foi potencializar o que deu certo nos dois últimos campeonatos.

Além da brecha no calendário alavancada pelo começo do NBB com duas semanas de antecedência em relação aos anos anteriores, pesou a favor o fato de um torneio deste tipo fazer com que as rodadas pré-Copa tenham um apelo grande para os clubes que desejam se classificar para o evento. Além disso, a chance de garantir vaga para um campeonato como a Liga das Américas faz com que clubes de menor chance devido ao formato longo do playoff (melhor de cinco jogos) tenham chances de disputar uma competição continental.

Com nome próprio de patrocinador, o torneio, mais um produto criado pela Liga Nacional de Basquete (NBB, Liga Ouro, a divisão de acesso, e LDB, a Liga de Desenvolvimento Sub-20), será completamente divulgado nos próximos dias, incluindo aí formato e outras informações da primeira Copa do NBB.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.