Topo

Bala na Cesta

NBA começa hoje com inédito troca-troca de estrelas - veja quem mudou de time!

Fábio Balassiano

17/10/2017 06h30

Acabou a espera. A temporada 2017/2018 da NBA começa nesta terça-feira com dois jogos (Boston Celtics x Cleveland Cavs em Cleveland às 22h e Houston Rockets x Golden State Warriors às 00h30 já de quarta-feira em Oakland) e, em um movimento pra lá de inédito, com muitos rostos conhecidos que mudaram de uniforme.

A PRÉVIA DO LESTE
A PRÉVIA DO OESTE
OS BRASILEIROS NA NBA
CAVS PODEM VENCER O WARRIORS?
GOLDEN STATE É A NOVA DINASTIA DA NBA?
JOGADORES QUE PODEM EXPLODIR NESTA TEMPORADA

Nunca na história da liga tantos jogadores que já foram All-Stars no mínimo em uma ocasião trocaram, de um campeonato para o outro, de equipe nas férias americanas. De 2016/2017 para 2017/2018 nada menos que 14 atletas que já participaram do famoso Jogo das Estrelas em algum momento da carreira mudaram de camisa. E não são atletas em fim de carreira, não. Com exceção de Dwyane Wade e Zach Randolph, nenhum dos outros superou a casa dos 33 anos – ou seja, ainda estão no mínimo longe da curva de descida técnica e física na carreira.

Para se ter uma ideia, entre 2013/2014 e 2016/2017 este movimento de estrelas teve apenas nove trocas de atletas, cinco a menos do montante que ocorreu de 2016/2017 para 2017/2018. Os destaques ficam para Carmelo Anthony e Paul George, que saíram respectivamente de Knicks e Pacers para juntar forças no Oklahoma City Thunder, Chris Paul, que rumou do Clippers para o Rockets, Kyrie Irving (ex-Cavs e agora Celtics) e Isaiah Thomas (envolvido na troca de Kyrie, saiu do Boston e foi para Cleveland). Abaixo a lista completa.

E é com essa mudança que a NBA espera que a sua marca, e a de seus atletas, se globalize ainda mais. Sem limites para o crescimento no mercado internacional, a liga sabe que as mudanças causam (e como causaram nestas férias…) agito, deixam todos alertas o tempo inteiro e geram roteiros bem interessantes para quem acompanha a temporada.

A NBA nunca viu um troca-troca tão intenso de estrelas. Vamos esperar, agora, para saber em quanto tempos estes All-Stars demorarão para se entrosar em seus novos times. Celtics (2), Thunder (2) e Cavs (3) foram os que mais craques receberam – e são os que brigarão pelos títulos de suas conferências. Quanto antes se organizarem em quadra, melhor para campanha, mando de quadra e confiança do elenco e torcida.

Seja bem-vinda de volta, NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.