Topo

Bala na Cesta

Quatro brasileiros ainda esperam proposta para jogar a temporada da NBA - veja a situação deles!

Fábio Balassiano

10/07/2017 06h00

O mercado de agentes-livres da NBA está quente, quentíssimo, mas até agora os brasileiros não se deram muito bem, não. Apenas Nenê, que renovou com o Houston Rockets por 3 anos e US$ 11 milhões, e Cristiano Felício (4 anos, US$ 32 milhões) conseguiram um novo contrato.

Como está a situação dos outros quatro atletas que ainda esperam por uma proposta para carimbar o passaporte da próxima temporada no melhor basquete do mundo? Vamos lá!

1) Leandrinho -> O ala-armador tinha contrato para esta temporada com o Phoenix Suns, mas na semana passada a franquia do Arizona decidiu rescindir. A partir de então o brasileiro tem buscado outro time para jogar, e o Golden State Warriors, equipe pelo qual ele foi campeão em 2015, surgia como uma boa oportunidade. O problema é que a equipe de Oakland contratou Nick Young e Omri Casspi, e aparentemente a chance de Leandrinho voltar ao Warriors é pequena. De todo modo, ele ainda tem muito mercado nos EUA e é difícil imaginar que ele não consiga um contrato de pelo menos uma temporada.

2) Anderson Varejão -> Sem time desde a metade da temporada passada, quando o Golden State Warriors decidiu rescindir contrato com ele, Anderson Varejão tem uma das situações mais difíceis entre os brasileiros em busca de time. Seu nome não é sequer vinculado às equipes da NBA até o momento. Uma boa opção para ele seria retornar a Cleveland, onde jogou por quase uma década, como reserva de Tristan Thompson, mas o Cavs até agora não acenou com esta possibilidade. Há grandes rumores de que ele possa voltar ao Brasil, com Franca, agora patrocinado pelo SESI e com um punhado de grana para investir em um grande nome, sendo o principal nome interessado nele.

3) Tiago Splitter -> Recuperado de uma grave cirurgia no quadril, o pivô está nos Estados Unidos treinando e aguardando uma proposta. Aparentemente ele tem muito mercado por lá, com as franquias esperando para fechar com os principais nomes para depois procurar os atletas chamados de "role players" (de composição de elenco), caso de Splitter. Pessoas próximas a ele mostram-se muito confiantes que ele consiga um contrato ainda esta semana.

4) Marcelinho Huertas -> Ex-armador do Los Angeles Lakers, de onde foi trocado para o Houston Rockets na metade da temporada passada (no time texano ele foi dispensado logo de cara), Huertas é outro que vive situação difícil, tal qual Varejão. Não tem tanta perspectiva assim na NBA, e muita gente da Europa dá como certa a volta dele para o Velho Mundo, onde tem histórico de sucesso imenso. Huertas jogou por muito tempo no Barcelona e na Espanha todos sonham com seu retorno.

Além de Nenê e Felício, estão garantidos na NBA Bruno Caboclo (Toronto Raptors), Lucas Bebê (Toronto Raptors), Raulzinho (Utah Jazz) . O jovem Georginho, ex-Paulistano, tem contrato com o Houston Rockets mas não é garantida a sua permanência.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.