Fórmula 1

Entenda a mudança de regra de 2018 que vai estragar a F-1 para Hamilton

Gonzalo Fuentes/Reuters
O piloto Lewis Hamilton Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

20/01/2018 04h00

Lewis Hamilton começa 2018 como o favorito ao título segundo as casas de apostas europeias - no Reino Unido, um quinto título do inglês paga só 11/8, enquanto o penta de seu rival Sebastian Vettel rende 4/1. Porém, o piloto da Mercedes nem mesmo conhece seu novo carro e já está desanimado. O motivo? Uma mudança de regulamento que, segundo ele, vai afetar negativamente as corridas.

Trata-se da diminuição do número de unidades de potência por piloto, ao mesmo tempo em que a temporada terá uma corrida a mais. Isso, assim como o peso mínimo do carro - que será aumentado devido à instalação do halo - vai obrigar os pilotos a pouparem ainda mais o equipamento.

“Não gosto da ideia de ter três motores. Deveríamos poder forçar mais. Velocidade pura é o que falta na F-1. Hoje em dia temos esses 100kg de combustível, então o carro será um ônibus. Será como um NASCAR. Com esse peso todo, você tem que frear antes e os freios estão sempre no limite”, explicou o tetracampeão.

“Sei que soa muito negativo, mas como piloto eu quero um carro rápido, ligeiro, com o qual eu sempre possa atacar, e infelizmente não é o que geralmente temos. Temos sempre que economizar o equipamento e acho que não é emocionante para as pessoas assistirem. E não tenho certeza de que diminuir ainda mais o número de motores ajude.”

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images
Como funciona a nova regra?
O regulamento funciona da seguinte maneira: a chamada unidade de potência, conjunto de peças que compõem o motor, é separada em seis elementos. São eles a central eletrônica, o turbocompressor, o MGU-H (que gere a energia calorífica), o MGU-K (da energia cinética), o motor de combustão e a bateria. Ano passado, cada piloto tinha o direito a usar quatro unidades de cada um destes elementos. Para 2018, a regra muda.

Agora, os pilotos ficarão limitados a três MGU-Hs, turbocompressores e motores de combustão. E a apenas dois MGU-Ks, e duas baterias e centrais eletrônicas. Isso, com uma corrida a mais no calendário - aumento de 20 para 21 GPs.

A mudança já estava acordada desde a introdução dos atuais motores, em 2014, e visa a diminuição de gastos. Apesar de alguns fornecedores terem pressionado por uma mudança, a decisão da Federação Internacional foi manter estes limites.

Com isso, existe a expectativa de que os pilotos tenham que economizar ainda mais seus equipamentos e, mesmo assim, sofram mais punições. Ano passado, metade do grid estourou o limite de quatro motores e sofreu punições.

Há os exemplos mais extremos, como a dupla da McLaren: Stoffel Vandoorne foi quem mais vezes trocou de motor, tendo precisado de 12 MGU-Hs e turbocompressores para completar a temporada. Mas mesmo os postulantes ao título, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, não escaparam de punições ao longo do ano.

Como os pilotos podem controlar em seu volante os modos de motor utilizados, a opção deve ser por andar mais lento e garantir os pontos ao invés de atacar o rival e correr o risco de quebrar o motor, e daí a crítica do inglês.

Os carros da temporada 2018 da F-1 começam a ser lançados no final de fevereiro, e vão à pista do Circuito da Catalunha, em Barcelona, em duas baterias de quatro dias de testes de pré-temporada entre 26 de fevereiro e 9 de março. O campeonato começa com o GP da Austrália, dia 25 de março.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo