UOL Esporte Fórmula 1
 

GP da Coreia do Sul 2012

Kim Hong-Ji/Reuters

Vettel, Webber e Alonso lideraram o pelotão durante todo o GP da Coreia do Sul

14/10/2012 - 04h40

Vettel domina GP da Coreia e assume a liderança do Mundial; Massa chega em quarto

Mark Webber mal teve tempo de saborear sua pole position. Sebastian Vettel assumiu a ponta do GP da Coreia do Sul logo nas primeiras curvas e dominou a prova até o final, chegando à sua quarta vitória na temporada. O alemão da Red Bull agora é o novo líder do Mundial de Pilotos, superando Fernando Alonso por seis pontos.

O espanhol da Ferrari completou o pódio ao lado dos dois pilotos da Red Bull. Mas o terceiro lugar só não foi de Felipe Massa porque não interessava à equipe. Ele ficou em quarto, mesmo mantendo um ritmo mais forte que o de Alonso durante toda a prova.

RESULTADO NA COREIA

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2. Mark Webber (AUS/Red Bull)
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
8. J. Vergne (FRA/Toro Rosso)
9. D. Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
10. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
15. Bruno Senna (BRA/Williams)

Massa largou em sexto e ganhou duas posições na pista, com ultrapassagens sobre Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Após um começo desastroso no campeonato, o brasileiro agora chega a seis corridas seguidas dentro da zona de pontuação e aumenta suas chances renovar seu contrato com a Ferrari.

Bruno Senna, que largou em 18º lugar, foi o piloto que mais ganhou posições na largada e ocupou a 12ª posição após a primeira volta, mas perdeu rendimento ao longo da corrida e terminou em 15º lugar.

A largada foi ideal para os pilotos da Ferrari. Alonso logo ultrapassou Hamilton, que fez péssima prova e chegou em décimo após largar em terceiro. Já Felipe Massa não perdeu tempo atrás de Kimi Raikkonen e assumiu a quinta posição na primeira volta.

Enquanto isso, Vettel já deixava Webber para trás e começava a se distanciar na liderança. Massa começava a pressionar Hamilton, e a ultrapassagem veio na 21ª volta, com a ajuda da asa traseira móvel. O brasileiro então passou a pressionar a terceira posição de Alonso fazendo voltas mais rápidas, mesmo sabendo que não poderia ultrapassar o companheiro que briga pelo título.

Hamilton reclamava cada vez mais do comportamento de seu carro e, com três paradas, se distanciou da briga pelas primeiras posições. Por outro lado, Vettel não foi ameaçado por Webber na liderança e passeou rumo a uma vitória tranquila em Yeongam.

Foi a segunda vitória do alemão em três corridas já realizadas na Coreia do Sul. A bandeirada foi dada pelo pop star local Psy, que ensinou Vettel a dançar seu hit “Gangnam Style” antes da prova. O bicampeão mundial agora já sabe como pode comemorar um possível terceiro título. Faltam só quatro provas, e a próxima parada é na Índia, no dia 28 de outubro. 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host