Topo

Fórmula 1

Alonso como "lenda" e Raikkonen frustrado: frases do GP de Abu Dhabi

Andrej Isakovic/AFP
Alonso e Hamilton no GP de Abu Dhabi Imagem: Andrej Isakovic/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/11/2018 04h00

Não havia quase nada em disputa na última prova da temporada, mas o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 foi recheado de emoções neste domingo. Além de um acidente de Nico Hulkenberg (ALE/Renault) logo na segunda volta no circuito de Yas Marina, sobraram despedidas: o bicampeão mundial Fernando Alonso deixou a categoria com o 11º lugar e o finlandês Kimi Raikkonen, campeão em 2007, se despediu da Ferrari por conta de problemas mecânicos. Enquanto Raikkonen lidou com a frustração com poucas palavras, Alonso fez zerinho na pista com Lewis Hamilton (ING/Mercedes) e Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), zoou sua equipe e o ex-piloto David Coulthard e foi homenageado nos Emirados Árabes.

Do pouco que havia em disputa quem se deu bem foi Max Verstappen (HOL/Red Bull), que se aproveitou de uma corrida abaixo das expectativas de Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) para fechar o GP de Abu Dhabi em terceiro lugar e conquistar a quarta posição entre todos os pilotos. 

Quanto a Hamilton, vencedor da última prova da temporada, outra vitória e uma certeza no discurso: a busca é pela perfeição. Confira as melhores frases do GP de Abu Dhabi.

  • Andrej Isakovic/AFP

    Alonso brincalhão

    "Voltarei à Fórmula 1. Desde que eu não me torne comentarista (risos)", disse ao repórter (e ex-piloto) David Coulthard. Depois falou sério: "Agradeço a todos, sempre serei um fã da Fórmula 1. Foi um tempo fantástico, desde muito jovem até o ponto de poder lutar sob qualquer circunstância com qualquer carro. Vim de um país sem tradição na F1, meu pai não era piloto, então estou muito feliz com o que consegui. Vou voltar algum dia, talvez como turista ou comentarista."

  • Hassan Ammar/AP

    Alonso brincalhão 2.0

    A cinco voltas do fim, o espanhol foi questionado via rádio se a equipe podia fazer algo para que ele tivesse potência suficiente para ultrapassar Kevin Magnussen e fechasse a prova em décimo lugar, somando um ponto. Alonso reagiu: "Eu tenho 1800 pontos, por quê vou querer 1801?". Na verdade, Alonso somou 1899 pontos na história da Fórmula 1.

  • Imagem: Hamad I Mohammed/Reuters

    Líderes rendem homenagem

    Lewis Hamilton, sobre Alonso: "Ele é uma verdadeira lenda. Foi um grande privilégio correr na mesma época que ele. Perguntei durante todo o fim de semana se eu vou sentir falta. Não sinto que vou sentir falta de outro piloto, mas o esporte vai sentir falta dele e eu vou sentir a falta dele neste esporte". Sebastian Vettel, sobre Alonso: "Vamos sentir falta. Ele merece os parabéns pela carreira que teve."

  • Hassan Ammar/AP

    Hamilton em busca da perfeição...

    "Não aceito nada além de perfeição e é nisso que estamos nos esforçando como equipe. Eu queria terminar em alta. Vettel estava indo muito bem, ele estava dando ótimas voltas. O vento tornou complicado no final, mas foi o mesmo para todos nós. Os engenheiros sempre falam sobre parar mais cedo. Os pneus estavam gelados e parecia que não era o certo. Mas isso se mostrou correto. Então agradeço demais aos engenheiros."

  • Hassan Ammar/AP... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2018/11/25/hamilton-vence-ultima-prova-do-ano-na-f1-em-dia-de-acidente-e-despedidas.htm?cmpid=copiaecola... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2018/11/25/hamilton-vence-ultima-prova-do-ano-na-f1-em-dia-de-acidente-e-despedidas.htm?cmpid=copiaecola

    ... e já pensando em 2019

    É uma grande honra e privilégio correr contra Sebastian (Vettel). Eu o conheço desde a Fórmula 3 e ele é um piloto honesto, que sempre correu com o coração. Há muita pressão sobre nós, então não nos julguem por nossas falhas. Sei que ele vai voltar mais forte no ano que vem.

  • Reuters

    Raikkonen queria mais

    "Na largada aconteceu alguma coisa estranha. Na volta em que abandonei eu perdi a potência e fiquei parado na reta, basicamente. Longe de ser a despedida ideal. Queríamos mais como equipe, eu também. Não poder completar a corrida é o pior, mas assim é como terminamos pela Ferrari agora. Tudo certo."

  • Reprodução/Twitter

    Hulkenberg exime Grosjean

    "Foi um incidente de corrida. Eu estava lado a lado com ele, nós dois freamos muito tarde e travamos os pneus. Eu fui fundo demais, ele também. Olhei e achei que ele estava fora da pista, por isso que fiz o traçado normal na curva seguinte. Tocamos rodas e eu acabei decolando, aí tivemos essas imagens espetaculares. Eu só fico frustrado que a corrida tenha terminado tão cedo. Existe tanta preparação, tanto trabalho, e aí algo assim acontece e é difícil de engolir. É uma decepção."

  • AFP

    Desabafo de Bottas

    "Quero ter algum tempo livre para pensar sobre as coisas. Foi um ano mentalmente difícil, então preciso descansar um pouco. No geral a corrida resume bem o que foi o campeonato: começou muito bem e depois virou uma merda."