Topo

Fórmula 1

Conheça cinco pilotos que podem recolocar o Brasil no grid da Fórmula 1

Brasil não tem piloto na F-1 desde saída de Massa no fim de 2017. Quem poderá encerrar o jejum? - Clive Mason/Getty Images
Brasil não tem piloto na F-1 desde saída de Massa no fim de 2017. Quem poderá encerrar o jejum?
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/10/2018 04h00

Desde que Felipe Massa deixou a Williams no fim de 2017, o Brasil não tem um piloto na Fórmula 1. E nada indica até aqui que o país terá novamente um representante na categoria em 2019.

O jejum, porém, pode não durar muito tempo. Com considerável presença em categorias de acesso, o automobilismo brasileiro poderá logo contar com um nome em condições de estar na F-1.

O UOL Esporte separou cinco pilotos que estão trilhando o caminho da elite automobilística. Vale a pena ficar de olho neles nos próximos anos. Confira:

Eles estão a caminho

  • Sergio Sette Câmara

    É o primeiro brasileiro na fila para entrar na F-1. Piloto de desenvolvimento da Toro Rosso em 2016, o mineiro de 20 anos disputou a Fórmula 2 em 2017, conquistando uma vitória e terminando na 12ª posição. Neste ano, ainda sem vencer pela categoria, conquistou uma pole position. Antes da última etapa da F-2, é o sexto colocado.

  • Pedro Piquet

    Campeão da Fórmula 3 Brasil em 2014 e 2015, o filho de Nelson Piquet vem ganhando terreno no automobilismo europeu. Na temporada 2018 da GP3, sua primeira na competição, conquistou duas vitórias. Com uma rodada dupla ainda a ser disputada, é o sexto colocado. Tem 20 anos.

  • Enzo Fittipaldi

    Neto de Emerson Fittipaldi, Enzo entrou em 2017 na Academia de Pilotos da Ferrari, pela qual já passaram nomes como Sergio Perez e Lance Stroll. No mesmo ano, iniciou sua carreira nos monopostos internacionais. Em 2018, inscreveu-se nos campeonatos alemão e italiano da Fórmula 4 - foi o terceiro colocado no primeiro e é o vice-líder do segundo, ainda com chances de título na última etapa.

  • Caio Collet

    Caio começou no kart em 2009, aos sete anos, e emendou títulos - foram quatro brasileiros e seis paulistas, entre outros. Em 2018, estreou nos monopostos e não decepcionou. Primeiro, disputou sete provas da Fórmula 4 nos Emirados Árabes, com uma vitória e quatro segundos lugares. Depois, como prêmio pela conquista do Volante Winfield, disputou a temporada da F-4 francesa - e foi campeão. Em 2019, o destino deve ser a Fórmula 3, resultado da fusão entre Fórmula 3 europeia e GP3.

  • Gianluca Petecof

    Outro nome de destaque do kart nacional nos últimos anos, o paulista Petecof também entrou em 2017 na Academia de Pilotos da Ferrari. Em 2018, ele entrou nos campeonatos alemão e italiano de Fórmula 4. Foi o décimo no primeiro (terceiro melhor estreante) e é o sexto na segunda, ainda com uma rodada tripla a ser disputada. Leia mais

Fórmula 1