Além do rádio, as bandeiras são a outra forma de comunicação entre a direção da prova e os pilotos da Fórmula 1. Há vários fiscais espalhados ao longo de todo o percurso com as bandeiras para sinalizar acidentes, óleo na pista, entrada de carros mais lentos ou indicar aos retardatários que eles precisam abrir passagem para os mais rápidos. Cada piloto também terá a indicação destas bandeiras no cockpit do carro através de um sistema eletrônico que usa o GPS.
Veja abaixo as bandeiras utilizadas nas provas da Fórmula 1:
A bandeira amarela é uma indicação ao piloto de perigo na pista como um carro parado em local perigoso ou algum objeto na pista. Se houver apenas uma bandeira, a intenção é advertir o piloto. Caso sejam duas bandeiras, o piloto deve tomar mais atenção e estar preparado para reduzir bastante a velocidade no trecho. São proibidas ultrapassagens no ponto que estiver a bandeira amarela.
A bandeira azul é utilizada para indicar aos retardatários que um carro mais rápido que ele está atrás e precisa ser permitida a ultrapassagem. Se o mesmo piloto for alertado por três vezes com a bandeira ele pode sofrer uma punição da direção da prova, caso não permita a ultrapassagem do piloto melhor colocado na prova.
A bandeira branca mostra ao piloto que um carro mais lento está na pista. Pode ser uma ambulância, o safety car ou até um guincho para retirada de monopostos envolvidos em acidentes.
Esta é a bandeira que nenhum piloto quer receber. Ela vem acompanhada do número do piloto e mostra que ele deve retornar ao pit, pois foi desclassificado da prova em virtude de alguma irregularidade.
A bandeira verde indica que os perigos mostrados com outras bandeiras sinalizadas em trechos anteriores acabaram. Portanto, os pilotos podem voltar a acelerar normalmente.
Esta bandeira mostra que a corrida está interrompida, o que ocorre normalmente em acidentes ou quando a condição da pista está muito perigosa. A bandeira também pode indicar o término da prova em virtude desta falta de segurança.
Acompanhada do número do piloto, a bandeira preta com um círculo laranja indica que o carro está com um problema mecânico e precisa ir ao pit.
A bandeira branca e preta, dividida na diagonal, vem acompanhada do número do carro e adverte o piloto de sua conduta antidesportiva na pista. Caso a direção da prova considere que ele não mudou esta postura, o piloto pode ser desclassificado com a bandeira preta.
Na prova, esta é a bandeira mostrada pela primeira vez ao piloto que vence o GP. Em seguida, ela é dada aos pilotos que cruzam após o vencedor. Já nos treinos, a bandeira quadriculada indica o término da sessão, e os pilotos que cruzam antes dela podem encerrar sua volta e ela será computada para efeito de classificação.
A bandeira com listras amarela e vermelha mostra ao piloto que a pista está escorregadia, seja por óleo derramado no asfalto ou por água em excesso em alguns pontos do circuito.