! Alonso vence GP da Inglaterra de ponta a ponta - 11/06/2006 - UOL Esporte - F-1
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  11/06/2006 - 09h21
Alonso vence GP da Inglaterra de ponta a ponta

Da Redação
Em São Paulo

Sem surpresas. Foi assim que terminou a oitava etapa da temporada da Fórmula 1, o Grande Prêmio da Inglaterra. Fernando Alonso, da Renault, venceu de ponta a ponta, após largar na pole position e não perder a liderança nem mesmo nos pit stops.

AFP
De ponta a ponta, Alonso conquista sua quinta vitória da temporada 2006 da Fórmula 1
Esta é a quinta vitória do piloto espanhol na temporada - as outras três ficaram com Giancarlo Fisichella, seu companheiro, e com Michael Schumacher, da Ferrari. Com esse resultado, Alonso soma 74 pontos no Mundial de Pilotos, abrindo 23 para o vice.

"Isso é fantástico. Para ser honesto, vencer na Espanha, Mônaco e Silverstone é um sonho que se tornou realidade", disse Alonso logo após a corrida. "Esses são circuitos de grandes nomes, grandes emoções."

Segundo o atual campeão da categoria, a atmosfera no autódromo era "ótima". "Vencer neste país, a 20 minutos da minha casa em Oxford, é uma grande sensação e um dia fantástico", repetiu.

Para a Renault, a conquista foi especial, já que a montadora não vence uma corrida no circuito de Silverstone desde 1983. No Mundial de Construtores o time já acumula 106 pontos, contra 75 da Ferrari, a vice-líder.

Na corrida deste domingo em Silverstone, a estratégia corriqueira da Ferrari, que coloca Michael Schumacher tirando a diferença na pista para voltar do pit stop na frente, só funcionou com Kimi Raikkonen, da McLaren, que era o segundo colocado - logo à frente do heptacampeão.

Nas 60 voltas do GP, Schumacher não teve tempo para chegar em Alonso, mas sua estratégia foi suficiente para tomar o segundo lugar de Raikkonen e diminuir a diferença para o atual líder do Mundial de Pilotos. A mudança de posições aconteceu na segunda rodada de paradas nos boxes.

O finlandês da McLaren também foi ao pódio, na terceira colocação, apesar da forte pressão que sofreu de Fisichella nas voltas finais. Este foi o quinto pódio da equipe na temporada - três para Raikkonen e dois para seu companheiro, Juan Pablo Montoya, que terminou em sexto na Inglaterra. Raikkonen acumula 33 pontos no Mundial.

CLASSIFICAÇÃO
PilotoEquipePontos
1) Fernando AlonsoRenault74
2) Michael SchumacherFerrari51
3) Kimi RaikkonenMcLaren33
TABELA COMPLETA
O quarto colocado em Silverstone foi Fisichella, mantendo o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, apenas em quinto - após ter largado em quarto.

Já Rubens Barrichello, da Honda, que tinha largado em sexto, perdeu duas posições logo nas primeiras voltas e manteve uma atuação discreta, terminando em décimo sem conseguir somar nem mais um ponto aos seus 13 acumulados nas provas anteriores.

"O problema de hoje é o de sempre. Temos um carro bem acertado com pneus novos, mas durante a corrida ele começa a sair de traseira, o controle de tração não faz bem o trabalho e o motor começa a cortar de uma forma não adequada. Em uma pista que depende demais dos pneus traseiros, não dava", comentou Barrichello em entrevista para a TV Globo, justificando o mau desempenho da equipe na Inglaterra.

O companheiro de Barrichello, Jenson Button, que corria em casa abandonou logo na 16ª volta. O piloto inglês teve o motor de sua Honda estourado após conquistar sete posições em relação à da largada.

Aos espectadores da casa restou apenas torcer para o escocês David Coutlhard, da Red Bull, único da Grã Bretanha a continuar na pista. Ele terminou em 12º lugar.

Veja também




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias