UOL Esporte Fórmula 1
 
26/01/2010 - 15h53

Carros que largarem na frente devem usar os mesmos pneus da classificação

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As equipes de Fórmula 1 concordaram com a criação de uma nova regra para a temporada 2010. De acordo com o site da revista inglesa Autosport, a ideia é fazer com que os pilotos que estiverem nas primeiras posições do grid tenham de largar com os mesmos pneus que usaram no treino classificatório. As equipes teriam concordado com a mudança como forma de melhorar o show em reunião do Grupo de Trabalho Esportivo realizada na semana passada.

Segundo a Autosport, a maioria dos times votou a favor da mudança, que forçará os 10 carros que participarem do Q3 (terceira parte do treino classificatório) a começar a corrida com os mesmo pneus com os quais fizeram sua volta mais rápida no sábado. As equipes acreditam que esta mudança na regra possa criar opções táticas para todas as equipes do grid, o que fará com que as corridas fiquem mais emocionantes.

Com isso, os times poderiam sacrificar um possível melhor tempo no Q3 para usar pneus mais consistentes, porém menos rápidos, como forma de ter vantagem durante a corrida. Em contrapartida, alguns times poderiam usar pneus apropriados para fazer a volta mais rápida possível para garantir uma boa posição no grid, mesmo que isso comprometa o desempenho na corrida.

A alteração ainda precisa ser votada pela Comissão de Fórmula 1 e pelo Conselho Mundial da FIA na próxima semana antes de ser implementada ao regulamento, mas aparentemente isso só seria uma formalidade.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host