UOL Esporte Fórmula 1
 
11/02/2010 - 09h21

Jornal espanhol critica Massa após frases sobre Alonso: "Por que não se cala?"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Declarações de Felipe Massa em entrevista exclusiva ao programa Pit Stop, do UOL Esporte, na última terça-feira, sobre o seu companheiro na Ferrari, Fernando Alonso, seguem gerando repercussões na Espanha. Nesta quinta-feira, o jornal Mundo Deportivo sugeriu que o brasileiro deveria "se calar".

“Por que não se cala?”, destacou o periódico no título do editorial, que fez referência à frase usada pelo rei Juan Carlos ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O famoso 'pedido' foi feito pelo espanhol em novembro de 2007, durante a 17ª Cúpula Ibero-americana de chefes de Estado, no Chile.

O jornal catalão destacou trechos da entrevista em que Massa fez elogios ao heptacampeão Michael Schumacher e apontou a necessidade de Alonso adaptar-se ao estilo da Ferrari. Para o Mundo Deportivo, Massa tenta, por meio de suas palavras, reivindicar igualdade de condições e não ceder a condição de "menino mimado" -termos do texto do "Mundo Deportivo"- de que gozou nas últimas temporadas.

  • Reprodução

    Jornal espanhol faz dura crítica ao ferrarista Felipe Massa, companheiro de Fernando Alonso em 2010

"O brasileiro quer reafirmar a igualdade entre os dois pilotos, sobretudo porque existe a crença popular -e a sucessão de fatos parece sustentá-la- que a Ferrari acredita que Fernando Alonso é a peça que faltava para a equipe completar o "quebra-cabeças" ganhador", escreve o periódico.

Durante a entrevista exclusiva ao Pit Stop, Massa - que corre pela escuderia italiana desde 2006 - afirmou que o espanhol bicampeão do mundo ainda precisa aprender a trabalhar na nova equipe. "Ele está chegando. Entendo o potencial de cada piloto, mas o Alonso está entrando agora na Ferrrari. É uma equipe nova e ele vai ter que seguir o modelo de trabalho que já temos", afirmou o ferrarista, lembrando dos problemas que Alonso teve com Lewis Hamilton quando tentou se impor como primeiro piloto da McLaren.

ANÁLISE DO ESPECIALISTA

Os espanhóis começam a pegar pesado contra Massa, tentando fazer do brasileiro o "inimigo" da vez

Fábio Seixas, blogueiro do UOL Esporte

Vice-campeão mundial em 2008, Massa foi sutil quando procurou se impor, mas valorizou o tempo de casa para se sobrepor a Alonso. "Não sou um cara que vai bater na mesa e vai dizer 'vai ser do meu jeito'. Tenho vivência na Ferrari e sei como as coisas funcionam. Mas, dentro da pista, existe um grupo de pilotos que está na briga pelo título mundial e eu estou nesse grupo", afirmou.

No entanto, o jornal espanhol destaca que Alonso já começou a dar respostas sobre quem será o primeiro piloto da Ferrari em 2010. Segundo o texto, o espanhol está sendo visto com regularidade em Maranello e trouxe declarações de Cris Dryer, responsável técnico da Ferrari, que afirmou que Fernando Alonso está avançando muito na integração ao novo time.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host