UOL Esporte Fórmula 1
 
12/02/2010 - 08h17

FIA decide não divulgar pesos de carros antes de cada prova em 2010

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

A FIA frustrou os planos de quem gosta de apostar nas estratégias das escuderias para cada corrida. A entidade confirmou que, em 2010, não divulgará os pesos dos carros antes da largada.

Em 2009, a FIA revelava os pesos de cada carro após os treinos de classificação. Desta forma, era possível prever quais os planos das escuderias para a corrida, referentes às paradas nos boxes.

Como em 2010 não haverá reabastecimento, a FIA achou melhor não divulgar mais estes dados, que permitiriam avaliar quais carros seriam mais “econômicos” e eficientes quanto ao consumo de combustível.

A versão final das regras da temporada da Fórmula 1 também conta com a aprovação do novo sistema de pontos (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, do vencedor ao 10º colocado). Além disso, os 10 pilotos que participarem do Q3 (terceira parte do treino classificatório) largarão com os mesmos pneus com os quais treinaram no sábado.

Outros pontos do regulamento também foram esclarecidos pela FIA. Os testes extras, que as equipes terão na metade da temporada caso precisem substituir um piloto, só serão permitidos se o substituto não tenha testado antes. O circutio a ser utilizado não pode pertencer ao calendário da temporada.

Se algum piloto ultrapassar o limite estabelecido de oito motores por temporada, perderá dez posições no grid de cada corrida na qual utilizar um novo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host