UOL Esporte Fórmula 1
 
27/02/2010 - 17h10

Dono da Virgin rebate Ferrari e culpa veto ao teto por abismo na Fórmula 1

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O empresário Richard Branson respondeu as acusações da Ferrari à altura. Dias depois de a escuderia italiana ter criticado as equipes novatas, o dono da Virgin classificou a atitude como “triste”, e culpou o orçamento pelo abismo em relação às veteranas na atual Fórmula 1.

“Nós não estamos reclamando, e estamos felizes com tudo o que está acontecendo, mas a Ferrari poderia ser mais acolhedora com os novos times porque eles melhoram o esporte. Nós iríamos trabalhar com um orçamento muito menor, mas mudaram as regras em cima da hora e todos continuaram gastando da mesma forma que antes”, disse Branson, em entrevista à revista Autosport.

A ideia de investimento controlado sempre foi a base para a entrada das quatro novas equipes na Fórmula 1. O teto orçamentário, no entanto, foi barrado por Ferrari e companhia no ápice da briga política das escuderias com Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O resultado é uma grande distância das novatas para o restante do grid. Virgin e Lotus, que conseguiram montar seus carros e alinharam para os testes coletivos, têm ficado sempre nas últimas colocações. Campos e USF1 vivem situações ainda mais dramáticas, e sua presença no GP do Bahrein ainda está em xeque.

Incomodada com a situação, a Ferrari publicou um edital criticando a política de Mosley, que não fez força para evitar a saída das montadoras da categoria. “Se o teto orçamentário de US$ 40 milhões [R$ 72,2 milhões] for implantado nos próximos anos como Bernie Ecclestone e a FIA disseram, aí veremos muito mais igualdade”, disse Branson, que falou sobre suas expectativas para este ano.

“Se a gente bater as outras novatas este ano já vai ser um bom começo. Se ficarmos à frente de um ou dois dos times já estabelecidos será divertido, e aí no próximo ano já podemos pensar em crescer um pouco mais”, concluiu.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host