UOL Esporte Fórmula 1
 
16/03/2010 - 14h07

Petrobras negocia voltar à F-1 com a Lotus; acordo deve sair no fim do mês

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Petrobras está perto de retornar à Fórmula 1. Apesar de parte da imprensa brasileira já dar como certo o acordo da estatal com a equipe Lotus, a petrolífera diz que o contrato ainda “está em fase de análise”, e a negociação deve ser finalizada até o final do mês de março.

Segundo nota publicada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a Petrobras voltaria à categoria a partir do GP da Espanha, no dia 9 de maio, e o valor do acordo de patrocínio para a equipe de Heikki Kovalainen e Jarno Trulli ficaria em torno de U$$ 9 milhões (cerca de R$ 15,8 milhões).

A estatal, que foi parceira da Williams por 11 temporadas entre 1998 e 2008, passaria a estampar sua marca nos carros verde e amarelos da novata Lotus, que comprou o nome da famosa escuderia fundada por Colin Chapman com investimento malaio.

Apesar de confirmar a negociação, a Petrobras diz que nenhuma dessas informações estão confirmadas, já que “o contrato ainda está em fase de análise e os detalhes devem ser negociados”. A empresa também admite que chegou a conversar com outras equipes da Fórmula 1 para 2010.

Em entrevista ao UOL Esporte na semana passada, o coordenador técnico do programa de F-1 da Petrobras, Rogério Gonçalves, disse que, mesmo que um acordo fosse fechado ainda este ano, a petrolífera não teria condições de fornecer gasolina para uma equipe de Fórmula 1 este ano.

Segundo o especialista, o tempo necessário para desenvolvimento, teste, produção e logística de distribuição da gasolina é longo, e as fornecedoras têm de iniciar esse processo com quase um ano de antecedência. Como a Petrobras está fora da categoria desde o fim de 2008 só conseguiria produzir um combustível para uma equipe de F-1 a partir da próxima temporada, em 2011. Portanto, este ano, a petrolífera seria a responsável pelo gasto com gasolina e lubrificantes, mas não deve fornecer os produtos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host