UOL Esporte Fórmula 1
 
24/03/2010 - 07h01

Chuva e traçado de rua prometem corrida com mais emoção na Austrália

Guga Fakri
Em São Paulo
  • A estreia do novo safety car da F-1 pode ajudar a trazer mais emoção à corrida em Melbourne

    A estreia do novo safety car da F-1 pode ajudar a trazer mais emoção à corrida em Melbourne

Depois de avaliar como “chata” a primeira corrida do ano no Bahrein, a Fórmula 1 passou as últimas duas semanas discutindo a possibilidade de criar novas regras para trazer mais emoção aos GPs. No entanto, mesmo sem nenhuma solução até o momento, três características do GP da Austrália devem colaborar para diminuir a polêmica: traçado de rua, histórico e possibilidade de chuva.

O primeiro motivo para acreditar que a prova deste domingo será mais interessante para o público que a de Sakhir é o próprio circuito de Melbourne, que tem característica de pista urbana. Em vários pontos do traçado não há área de escape, e um erro pode facilmente levar o piloto para o muro.

Por causa disso, a corrida em Melbourne costuma ter muitas bandeiras amarelas, entradas de safety car e abandonos, que criam muitas alternativas durante a corrida. Como aconteceu na prova do ano passado, quando a prova terminou sob bandeira amarela, com o carro de segurança na pista. Antes, o acidente de Kasuki Nakajima já tinha forçado a entrada do safety car entre as voltas 18 e 24. Em 2008, apenas seis carros receberam a bandeirada.

“Acho que vai ser uma das pistas que vai começar a mostrar quem erra mais e quem erra menos entre os pilotos. É uma pista onde é bem fácil errar”, disse Bruno Senna em entrevista ao UOL Esporte no início do ano.

PROGRAMAÇÃO DO GP

1º treino livre: quinta, 22h30
2º treino livre: sexta, 02h30
3º treino livre: sábado, 00h00
Classificação: sábado, 03h00
Corrida: domingo, 03h00

Outro fator que pode trazer mais emoção na Austrália é a possibilidade de chuva durante o final de semana. O The Weather Channel, por exemplo, prevê céu nublado e 40% de chances de precipitação no sábado e 30% no domingo. Os sites Agora Tempo e Freemeteo também mostram presença de nuvens e possibilidade de chuva para os dois dias em Melbourne.

Ídolo na Austrália, o piloto local Mark Webber torce pela chuva em Melbourne. “Sabemos que o tempo aqui pode variar bastante, então muitas coisas podem mudar repentinamente”, disse o piloto da Red Bull à GP Week. Por ter passado boa parte da prova “preso” atrás de carros mais lentos sem conseguir passar, Webber foi um dos que mais criticou a corrida no Bahrein, pedindo soluções para facilitar ultrapassagens.

Mas há quem diga que é preciso esperar um pouco mais para se pensar em mudança de regras. “É muito cedo para se tirar conclusões e para pensar em mudanças no regulamento”, escreveu Fernando Alonso em seu blog, na terça-feira. “Temos que ver como se desenvolvem as corridas para examinar a situação com mais calma. Uma constante mudança de regras pode confundir os fãs”, disse o espanhol da Ferrari.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host