UOL Esporte Fórmula 1
 
Daniel Maurer/AP

Observado por Alonso, Felipe Massa comemora vitória no GP da Turquia, em 2006

27/05/2010 - 07h00

'Dentro de casa', Massa luta para acabar com jejum de poles da Ferrari

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A fase não é tão boa, mas o histórico na Turquia pode servir como inspiração para Felipe Massa. O brasileiro faz da pista de Istambul a sua ‘casa’ e soma excelentes resultados. Com três vitórias consecutivas, entre 2006 e 2008, o piloto da Ferrari entra no final de semana de olho em melhores atuações e, principalmente, em bater Fernando Alonso. Para isso acontecer, nada melhor do que uma boa exibição nos treinos, a conquista da pole e o fim de longo jejum da escuderia italiana, que irá atingir a marca de 800 GPs na Fórmula 1.

Largar na frente em Istambul não é novidade para o brasileiro. Nas corridas de 2006, 2007 e 2008, o piloto da Ferrari garantiu o triunfo após fechar o treino oficial na liderança. Mas a situação não tem sido nada comum para a escuderia italiana. Há 23 corridas, desde o GP do Brasil de 2008, com o mesmo Massa, a Ferrari não conquista o primeiro lugar do grid. Já superou de longe a marca negativa de 1994/1995, quando ficou 13 corridas sem largar na frente.

O recorde absoluto da equipe italiana é de 59 corridas sem pole, entre 1990 e 1994. O time italiano aposta no excelente retrospecto de Felipe Massa em Istambul para acabar com a sequência negativa. Maior vencedor do GP da Turquia, o brasileiro também tem os seus próprios problemas: buscar melhores atuações na temporada e, principalmente, derrotar o companheiro Alonso na pista.

Quinto no campeonato, com 61 pontos, Massa destaca que os bons momentos do passado poderão servir de inspiração para uma vitória neste domingo, em prova marcada para as 9h (horário de Brasília), com acompanhamento do Placar UOL. “É uma pista que adoro correr, gosto de dirigir nesta pista e já ganhei três vezes em cinco corridas. Acho que dá ainda mais motivação para ir lá, forçar ainda mais e lutar pela vitória”, comenta o brasileiro, quarto colocado em Mônaco.

HISTÓRICO DAS CORRIDAS NA TURQUIA

Ano
Pole
Vencedor
2005 Kimi Raikkonen Kimi Raikkonen
2006 Felipe Massa Felipe Massa
2007 Felipe Massa Felipe Massa
2008 Felipe Massa Felipe Massa
2009 Sebastian Vettel Jenson Button

O circuito também deu a primeira vitória da Fórmula 1 a Massa. Por isso, as boas recordações são ainda mais fortes para o piloto. “Acredito que a Ferrari irá conseguir mostrar um bom desempenho na Turquia”, reforça o brasileiro, que também ressalta o GP de número 800 da história da escuderia italiana. “É um grande prazer para mim ser uma pequena parte da história da Ferrari”.

Alonso será uma grande ameaça para Massa. No entanto, a Red Bull quer mostrar mais uma vez que está mais rápida do que todos os rivais na pista. Embalado por duas vitórias seguidas, o australiano Mark Webber é um dos favoritos. O alemão Sebastian Vettel, segundo colocado na tabela da categoria, é outro amante do GP da Turquia.

Foi o jovem de 22 anos que roubou a sequência de três poles de Massa em Istambul, em 2009. Jenson Button ficou com a vitória naquele ano. E largar na frente volta a ser fundamental para as pretensões das equipes. A história do GP da Turquia mostra que somente os que garantiram o primeiro lugar na largada – com exceção à corrida do ano passado – conquistaram a vitória.

Na Turquia, Massa conhece bem o que é preciso fazer para vencer. Mas a Red Bull tem o momento a seu favor. Com três poles para cada, Webber e Vettel dominaram todos os treinos da temporada e não deram chances para os adversários. Resta saber o que prevalece em Istambul: o passado ou o presente.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host