UOL Esporte Fórmula 1
 
10/06/2010 - 07h43

Fittipaldi será comissário no GP do Canadá; função gerou polêmica com Hill

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Fittipaldi em Interlagos, em 1979; neste fim de semana, o bicampeão assumirá vaga de comissário

    Fittipaldi em Interlagos, em 1979; neste fim de semana, o bicampeão assumirá vaga de comissário

O bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi será comissário do GP do Canadá de Fórmula 1 neste fim de semana, sendo o primeiro brasileiro designado pela FIA desde que a entidade passou a chamar ex-pilotos para a função.

Aos 63 anos, Fittipaldi vai ocupar o posto que este ano já foi de nomes como Alain Prost e Johnny Herbert. No entanto, quem mais se destacou no posto foi Damon Hill, da Inglaterra, por uma polêmica.

Hill foi quem puniu Michael Schumacher no GP de Mônaco. Na ocasião, o alemão ultrapassou Fernando Alonso na última volta, quando a prova estava ainda em bandeira amarela.

Apesar de o safety-car deixar a pista, considerou-se que Schumacher não podia realizar a ultrapassagem até o fechamento da volta, que coincidentemente dava fim à corrida. Assim, a posição do espanhol foi mantida pelos comissários.

Para o GP de Montréal, Fittipaldi terá a companhia do sueco Lars Österlind, do venezuelano Enzo Spano e de Roger Peart, do Canadá, que também trabalharão na etapa canadense da Fórmula 1.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host