UOL Esporte Fórmula 1
 
05/07/2010 - 07h33

Por novos pneus, F-1 estuda equilíbrio de peso obrigatório em seus carros

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Carros terão que obedecer a uma porcentagem pré-determinada na distribuição do peso para 2011

    Carros terão que obedecer a uma porcentagem pré-determinada na distribuição do peso para 2011

A Fórmula 1 pode ter para 2011 uma novidade nunca antes vista na categoria. Devido à entrada de uma nova fornecedora de pneus, estuda-se pela primeira vez haver uma distribuição de peso obrigatório  nos carros.

A revista alemã Auto Motor und Sport publicou nesta segunda-feira que da frente à traseira, deve haver uma distribuição de “46:54”, o que significa que obrigatoriamente o carro teria sua parte de trás mais pesada, em uma porcentagem fixa.

Esta medida é estudada pela entrada da Pirelli, que substitui a Bridgestone como fornecedora única de pneus para a temporada.

Os times querem evitar problemas como o ocorrido em 2009, quando na pré-temporada os novos desenhos da Bridgestone acabaram causando caras alterações no desenho do carro, devido à distribuição do peso.

Se uma medida obrigatória for colocada, desta vez todos os times devem estar no mesmo barco. “Se ficasse livre, então alguém acertaria, mas outros errariam muito. Queremos evitar esta disparidade”, disse Ross Brawn, diretor técnico da Fota, a associação de equipes.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host