UOL Esporte Fórmula 1
 
05/08/2010 - 08h06

Dirigente admite que Alonso e Nelsinho afundaram a Renault em 2009

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Flavio Briatore: união só na foto, segundo atual chefe da Renault

    Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Flavio Briatore: união só na foto, segundo atual chefe da Renault

O chefe da Renault, Eric Boullier, comemora o início de uma nova fase na Renault com a chegada de Robert Kubica e Vitaly Petrov à equipe – e a saída da dupla anterior, formada por Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. O dirigente admitiu que os pilotos do ano passado não souberam trabalhar em equipe e foram os responsáveis pela decepção da escuderia francesa.

“Não havia liderança para guiar o time, e os pilotos eram difíceis de se trabalhar, muito arrogantes, e não levavam a equipe para a direção certa”, declarou Boullier à Autosport. No ano passado, os dois pilotos eram agenciados pelo italiano Flavio Briatore, banido da Fórmula 1 depois do escândalo da batida proposital de Nelsinho Piquet em Cingapura-2008.

“Além disso, os resultados estavam levando o time para baixo, e estavam desmotivando todo mundo. Estes foram claramente os dois componentes do que deu errado”, avaliou Boullier, que ainda criticou a falta de comprometimento de Fernando Alonso, atualmente companheiro de Felipe Massa na Ferrari.

“Havia falta de comando, falta de um objetivo claro. É difícil dizer, porque não quero criticar ninguém. Mas a situação dos pilotos... Alonso de volta à Renault após a situação na McLaren, e depois assinando com a Ferrari. O piloto é chave para a equipe, e se não estiver motivados, não motiva o time, e ele já que ele sabia que ia embora”, criticou o chefe da Renault.

Para Boullier, tudo mudou com a chegada do polonês Robert Kubica: “Ele trouxe ar novo e motivação. O seu principal ponto forte é a devoção às pessoas. Ele motiva o time porque quer vencer, ele claramente faz o melhor que pode. Isso vai mudar completamente o cenário”.

De fato, a Renault já mostra evolução em relação ao ano passado. Nona colocada no Mundial de Construtores de 2009, a equipe francesa já ocupa o quinto posto nesta temporada, com 106 pontos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host