UOL Esporte Fórmula 1
 
REUTERS/Christophe Karaba/Pool

Vettel reclama de punição na Hungria: ele obedeceu ordens, mas errou cálculo

06/08/2010 - 13h15

Vídeo oficial mostra que Red Bull causou punição a Vettel na Hungria

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dias depois de publicar o vídeo oficial do GP da Alemanha, o site oficial da Fórmula 1 divulgou nesta sexta-feira a edição da corrida na Hungria. Se o primeiro material revelou conversas esclarecedoras sobre a polêmica da Ferrari, o último confirmou que a Red Bull teve culpa na punição dada a Sebastian Vettel na última prova.

MAIS UMA DO VÍDEO OFICIAL

REUTERS/Christophe Karaba/Pool
Fique longe, fique longe. Isso é para você poder arrancar quando o safety car entrar

Mensagem de rádio da Red Bull a Vettel, que depois foi punido por não respeitar distância minima para o safety car.

Vettel foi punido com uma passagem pelos boxes por não respeitar a distância mínima equivalente a dez carros em relação ao safety car. Ou seja, quando ele estava em segundo lugar, logo atrás de Mark Webber, manteve muita distância para segurar o pelotão e permitir ao companheiro abrir vantagem na relargada.

Durante a passagem pelos boxes e depois da prova, Vettel mostrou indignação com a penalidade dos comissários. “Não entendi por que tinha sido punido, só fui entender quando me disseram depois da corrida”, declarou o alemão ao final da prova.

Mas a edição do vídeo oficial do GP da Hungria mostra uma versão diferente. Vettel entra nos boxes logo após a bandeira amarela, e volta atrás de Webber. Então, ele recebe a seguinte mensagem pelo rádio: “Stay out, stay out”. Isto é, foi um pedido para o alemão ficar longe do companheiro.

Logo depois, vem a explicação dos engenheiros da Red Bull: “Isso é para você poder arrancar quando o safety car entrar”. Assim, o rádio da equipe deixou clara a intenção de atrasar o pelotão de trás e dar espaço para a dupla encaminhar uma dobradinha.

Mas Vettel extrapolou e não calculou o espaço máximo permitido. Acabou punido pelos comissários, mas ainda assim ficou com a terceira posição, logo atrás de Fernando Alonso, da Ferrari.

E, por fim, o vídeo do GP da Hungria decifrou outro “mistério”: o motivo da entrada do safety car. Foi um pedaço de asa dianteira de cor branca na pista, logo depois da Force Índia de Adrian Sutil abandonar a prova.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host