UOL Esporte Fórmula 1
 
19/08/2010 - 09h15

Lauda diz que Ferrari levará 'pancada' da FIA por armação na Alemanha

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Niki Lauda acha que a Ferrari receberá outra punição por causa da armação de resultado

    Niki Lauda acha que a Ferrari receberá outra punição por causa da armação de resultado

Campeão mundial com a Ferrari, o austríaco Niki Lauda voltou a mostrar decepção com a armação no GP da Alemanha que tirou a vitória de Felipe Massa depois de uma ordem de equipe a favor de Alonso. Segundo ele, a equipe deverá receber uma punição severa na audiência do Conselho Mundial da FIA que vai analisar o caso no dia 8 de setembro.

A Ferrari recebeu uma multa de US$ 100 mil logo após a corrida, por desrespeitar o regulamento ao interferir no resultado da prova. Além disso, os comissários encaminharam o caso ao Conselho Mundial, que poderá impor uma punição ainda mais pesada à escuderia.

Para Lauda, é isso que vai acontecer. “O que eles fizeram em Hockenheim foi contra as regras. Ou o regulamento muda, ou todo mundo passa a respeitá-lo. Eles cometeram um erro e receberam uma punição imediata. E vão levar pancada do Conselho Mundial, pode ter certeza”, declarou ao site da Fórmula 1.

FILME SOBRE SENNA

  • Arquivo Folha

    Documentário sobre ídolo tem a mesma produtora dos irmãos Coen, será chamado "Senna" e tem estreia prevista para o mês do GP do Brasil. Leia mais

O tricampeão ainda fez uma crítica aos que defendem esse tipo de jogo de equipe, considerando que não se pode permitir uma atitude que “insulte a inteligência” dos fãs de Fórmula 1.

“Há duas maneiras de correr como um time. Se você faz isso através de política, então é o jeito da Ferrari. Ou você pode tentar dar aos dois pilotos igualdade de condições e oferecer um esporte empolgante aos fãs, como tem feito a Red Bull”, avaliou Lauda.

O Conselho Mundial vai julgar a Ferrari por duas infrações ao regulamento da FIA. O artigo 39.1 proíbe as ordens de equipe que interfiram no resultado de uma corrida. Além disso, a escuderia foi enquadrada no artigo 151, por comprometer a credibilidade do esporte.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host