Topo

Fórmula 1

Com dobradinha, Red Bull é campeã de construtores antecipadamente

Luca Bruno/AP
Sebastian Vettel dispara, seguido por Webber no início do GP do Brasil Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/11/2010 15h43

A Red Bull conseguiu confirmar antecipadamente o título de construtores da Fórmula 1. Neste domingo, com a dobradinha de Sebastian Vettel e Mark Webber, primeiro e segundo colocados, respectivamente, o time não pode ser alcançado pelas rivais e pode comemorar ao menos a taça por equipes da competição, enquanto briga pelo prêmio individual com ambos.

Este é o primeiro título da Red Bull entre os construtores, uma vez que a Brawn GP - hoje chamada Mercedes - foi quem venceu em 2009, quando seu piloto Jenson Button foi o campeão individualmente.

“Tiro o chapéu", disse Vettel, sorridente, tirando o boné. "Em alguns momentos fomos muito criticados. Algumas vezes era correto, outras não, mas provamos ser capazes. Não faz tempo que a Red Bull está na F-1, então é muito legal conseguir este título. Estou orgulhoso pelo time, temos que comemorar muito hoje.”

A Red Bull conquistou oito vitórias em 18 grandes prêmios disputados até aqui, somando no total 469 pontos. A McLaren, segundo colocada, aparece com 421 pontos. Já a Ferrari tem apenas 389. Ambas venceram cinco etapas do Mundial.

Entre os pilotos, Fernando Alonso segue na liderança, com 246 pontos, agora com uma distância menor em relação a Mark Webber, o segundo, que tem 238.

Os quatro pilotos que iniciaram a corrida com chances de título seguem na disputa. Além do espanhol e o australiano, Sebastian Vettel subiu um posto (231 pontos) e Lewis Hamilton aparece em quarto (222).