Mensagem de rádio para Perez gera suspeita de favorecimento a Alonso
Fernando Alonso contrariou as apostas e conseguiu a 28ª vitória de sua carreira neste domingo no GP da Malásia. Mas, a exemplo do GP da Alemanha de 2010, o triunfo do espanhol ficou manchado por uma mensagem de rádio ao piloto que disputou a liderança com ele.
ANÁLISE: BLOG DO FÁBIO SEIXAS
![]() | Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar. |
Desta vez, a “vítima” do rádio foi Sergio Perez, da Sauber, equipe que usa motores Ferrari. Faltando sete voltas, o mexicano colou em Alonso e tentou a ultrapassagem. Foi quando recebeu uma mensagem vinda dos boxes.
“Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”, disse o rádio da equipe. Na sequência, Perez escapou em uma curva, saiu da pista e perdeu a chance de brigar pela liderança com Alonso.
RESULTADO EM SEPANG
1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) |
2. Sergio Perez (MEX/Sauber) |
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) |
4. Mark Webber (AUS/Red Bull) |
5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) |
6. Bruno Senna (BRA/Williams) |
7. Paul di Resta (ESC/Force India) |
8. J. Vergne (FRA/Toro Rosso) |
9. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) |
10. M. Schumacher (ALE/Mercedes) |
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) |
A mensagem suspeita da Sauber repercutiu rapidamente na imprensa e nas redes sociais, alimentando suspeitas sobre uma possível manipulação de resultados, supostamente combinada entre as parceiras Ferrari e Sauber.
Afinal, a escuderia italiana já se envolveu em mais de um episódio semelhante. O primeiro foi em 2002, quando Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher passar para vencer o GP da Áustria.
Em 2010, no GP da Alemanha, Felipe Massa liderava a prova seguido por Alonso, quando veio a fatídica mensagem: “Fernando está mais rápido do que você”. O espanhol conseguiu a ultrapassagem e venceu a prova.
Na entrevista após a corrida, Perez falou sobre o erro cometido, sem citar a mensagem de rádio: “Perdi o controle do carro e perdi a chance de lutar pela vitória. Sabia que precisaria ser rápido para ultrapassá-lo, mas meus pneus estavam muito degradados. Estava tentando achar um jeito de me aproximar, mas abri muito a curva, bati na zebra molhada e tive sorte de não ter abandonado”.
Chefe da equipe suíça, Peter Sauber negou qualquer tipo de manipulação: “Dissemos para ele tomar cuidado, que precisávamos do resultado, porque atrás da gente todos os nossos concorrentes marcaram pontos. Isto é um um mal-entendido”, esclareceu o dirigente, que negou ter feito algum contato com a Ferrari durante a corrida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.