Topo

Fórmula 1

Massa diz que Vettel não seria líder do campeonato se corresse na Ferrari

Felipe Massa caminha no paddock seguido por Sebastian Vettel - Eugene Hoshiko/AP
Felipe Massa caminha no paddock seguido por Sebastian Vettel Imagem: Eugene Hoshiko/AP

Do UOL, em São Paulo*

03/11/2012 15h01

Com seu contrato renovado até o fim do ano que vem, Felipe Massa se sentiu mais livre para fazer críticas à Ferrari. Depois de ficar em nono no treino de classificação em Abu Dhabi, o brasileiro disse que “falta performance” à equipe. Antes, em entrevista ao jornal As, ele afirmou que Sebastian Vettel não seria líder do Mundial se corresse com o carro da escuderia italiana.

“Não sei... é um bravo piloto, mas acho que não, ele não estaria sendo líder”, respondeu Massa ao ser questionado se acreditava que o alemão estaria em primeiro lugar no campeonato se corresse com o carro da Ferrari, e não da Red Bull.

Vettel ficou em terceiro lugar no treino de classificação para o GP de Abu Dhabi, mas vai largar em último devido a uma punição por falta de combustível. A pole foi de Lewis Hamilton, com Mark Webber em segundo. O alemão da Red Bull está na liderança do Mundial com 13 pontos de vantagem sobre o ferrarista Fernando Alonso, que vai largar em sexto.

O bicampeão mundial vem sendo especulado para assumir a vaga de Massa na Ferrari em 2014, já que o brasileiro renovou seu compromisso por apenas mais um ano. 

Michael era um piloto incrível, mas honestamente acho que perdeu a capacidade. É normal. Imagine um jogador do Real Madrid com 43 anos, é o mesmo. Ele não deveria ter voltado, tinha mais a perder do que a ganhar

Felipe Massa, sobre o ex-companheiro Schumacher

Sobre a briga pelo título entre Vettel e Alonso, Massa admitiu que seu companheiro tem menos chances: “Alonso fez um campeonato incrível e fará de tudo para ganhar, mas o carro de Vettel é mais rápido e isso conta muito. Mas, se acontecer qualquer coisa, um acidente ou um problema mecânico, tudo pode mudar”.

Ao ser questionado se Alonso gosta de tê-lo como companheiro porque não se sente ameaçado, o brasileiro não negou: “Não tenho conseguido bons resultados, mas se estou 100%, posso dificultar para ele. Na pista, porque fora da pista não, quanto à sintonia, acho que poderiam dizer mais coisas boas que ruins de mim. É certo que não sou difícil fora da pista”.

Mas, por fim, Massa deixou uma mensagem otimista. Sem vencer uma corrida desde 2008, o brasileiro disse que não sente falta de nada em sua vida, exceto uma coisa, que não é material: “O título da Fórmula 1. Quem sabe...” 

*Atualizada às 17h

Fórmula 1