Topo

Fórmula 1

Sem vencer há 76 corridas, Massa encara 'traumático' GP da Hungria

Massa sofreu grave acidente ao ser atingido por uma mola na Hungria, em 2009 - Tamas Kovacs/EFE
Massa sofreu grave acidente ao ser atingido por uma mola na Hungria, em 2009 Imagem: Tamas Kovacs/EFE

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 06h00

Felipe Massa vive longa seca de vitórias na Fórmula 1. São 76 GPs sem frequentar o lugar mais alto do pódio. É o maior jejum de um piloto da Ferrari na história. Na expectativa de encerrar esse jejum, Massa terá pela frente no fim de semana o GP da Hungria, local que traz péssimas lembranças ao brasileiro.

Foi no travado circuito de Hungaroring que Massa guarda dois dos seus piores momentos na categoria: a grave lesão na cabeça, ocorrida durante treino em 2009, e a quebra do carro a três voltas do fim, em 2008, quando liderava a prova e travava disputa pelo título.

Massa nunca venceu na Hungria. Seu melhor resultado é um 4º lugar, em 2010.

O acidente no treino de 2009 no GP húngaro levantou teorias e comentários de que Massa teria caído de produção em virtude de trauma causado pela inesperada mola no capacete. O brasileiro pré-acidente era o número 1 da Ferrari e figurava na lista de candidato ao título.

O fato é que após a lesão na cabeça, Massa não venceu mais, perdeu terreno para Fernando Alonso na Ferrari e jamais se posicionou como forte candidato a títulos.

O piloto brasileiro apresentou exames para mostrar que não ficou qualquer sequela do acidente.

Sétimo colocado na classificação geral em 2013, com 57 pontos, Massa volta à pista da Hungria na sexta-feira, na primeira sessão de treinamentos para o GP de Hungaroring.

OS ESTRAGOS CAUSADOS PELO GP DA HUNGRIA EM FELIPE MASSA

  • MOLA ACERTA CAPACETE E FERE MASSA COM GRAVIDADE, EM 2009

    Felipe Massa sofreu grave acidente no treino oficial para o GP da Hungria, no qual foi atingido perto do olho por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello e o fez bater a mais de 200 km/h na barreira de pneus no circuito de Hungaroring, na Hungria (25/7/09).

    O impacto foi tão forte que Massa desmaiou dentro do carro em movimento. O piloto perdeu o restante da temporada de 2009.

  • AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK

    FELIPE LIDERAVA A PROVA EM 2008, MAS ABANDONOU A 3 VOLTAS DO FIM

    A quebra da Ferrari no GP da Hungria de 2008 certamente foi a que mais decepcionou Massa na carreira. Isso porque ele vinha fazendo uma brilhante prova, com direito a duas ultrapassagens no começo da corrida.

    Mas o motor não resistiu a 3 voltas do fim, deixando Massa sem a vitória, pontos que poderiam ter dado o título ao brasileiro no fim da temporada.

Fórmula 1