Topo

Fórmula 1

Alonso chama Ferrari de "idiota" pelo rádio e diz ter sido mal compreendido

Fernando Alonso, da Ferrari, foi o quinto colocado nos treinos de sexta-feira - AP Photo/Antonio Calanni
Fernando Alonso, da Ferrari, foi o quinto colocado nos treinos de sexta-feira Imagem: AP Photo/Antonio Calanni

Do UOL, em São Paulo

07/09/2013 20h20

O espanhol Fernando Alonso não ficou satisfeito por largar atrás do companheiro Felipe Massa no GP da Itália. Ele saiu atrás do brasileiro para aproveitar o vácuo em sua volta rápida, mas o plano não deu certo e o bicampeão mundial desabafou pelo rádio de comunicação com a equipe.

“Vocês são uns verdadeiros idiotas. Mamma mia, caras”, ironizou Alonso, falando em italiano no rádio. E não parou por aí: “Então vocês vão deixá-lo ir. Massa está muito longe!”.

Alonso acabou em quinto lugar no grid, logo atrás de Felipe Massa. Depois do treino, o espanhol negou ter dito a palavra idiota, que em italiano se diz “scemi”. Segundo ele, na verdade, ele chamou os companheiros de "geni" (gênios).

A conversa de rádio foi divulgada pela FOM (Formula One Management), empresa que detém os direitos comerciais da categoria. Alonso não gostou do contexto em que sua fala foi usada nas transmissões e alegou que a parte em que agradece à equipe teria sido omitida.

“As mensagens de rádio geralmente são mal compreendidas, e isso acontece porque elas não são divulgadas em primeira mão”, criticou Alonso, que elogiou o desempenho da Ferrari após o treino.

“Foi perfeito. Planejávamos ter Massa um pouco na minha frente e ele estava me ajudando com o vácuo nas retas. Ele conseguiu um décimo extra ou algo assim graças à sua própria capacidade”, concluiu Alonso. 

Fórmula 1