Topo

Fórmula 1

Massa diz que atraso da Ferrari no boxe causou perda do pódio

Ferrari levou 3s com Massa nos boxes; Red Bull fez parada rápida, e Webber voltou na frente - AP/Luca Bruno
Ferrari levou 3s com Massa nos boxes; Red Bull fez parada rápida, e Webber voltou na frente Imagem: AP/Luca Bruno

Do UOL, em São Paulo

08/09/2013 10h36

O piloto Felipe Massa misturou satisfação com o rendimento no GP da Itália, mas entendeu que deixou de figurar no pódio por causa de atraso no pitstop, além de erro na definição da volta para a parada no boxe.

Mark Webber estava atrás de Massa na prova, mas entrou antes nos boxes. E quando Massa retornou à pista depois da parada, ele já havia perdido a posição para o adversário. 

Ao site Autosport, Massa considera um erro de estratégia da equipe ter decidido pela parada depois de Webber.

Webber terminou em 3º na prova, seguido pelo brasileiro. Vettel venceu a corrida.

"Talvez nós não fizemos um bom trabalho nessa estratégia de antecipar e não permitir que ele parasse antes. Foi um erro".

A Ferrari levou quase um 1seg a mais em relação à Red Bull na parada de Massa com Webber. Além disso, o brasileiro ficou mais tempo na pista com pneus já desgastados.

“Era uma corrida para lutar pelo pódio. Acho que foi boa corrida. Fiz meu trabalho. Acho que hoje lutei o meu máximo. Se não fosse a parada, meu pódio estaria lá”, disse Massa, em entrevista à rede Globo.

O cenário que gerou a crítica de Massa à equipe da Ferrari ocorreu na volta 25. Ele estava em terceiro, com 1seg de vantagem para Webber. Mas na primeira parada, o trabalho da equipe italiana durou 3 segundos. Já a Red Bull recolocou o carro de Webber com 2 segundos.

Quando Massa retornou à pista após a parada, ele viu que Webber havia tirado a diferença. As posições não mudaram desde então. O brasileiro fez ótima largada. Em quarto no grid, ele ultrapassou Hulkenberg e Webber antes da primeira curva.

Na nona volta, Massa foi ultrapassado por Alonso.

Massa foi colocado à prova neste fim de semana, onde estouraram especulações de que ele perderia o posto de piloto da escuderia italiana após o fim da temporada. Kimi Raikkonen surge como o principal candidato ao posto. Um novo fiasco do brasileiro, diante da torcida italiana, poderia sacramentar sua despedida antecipada da Ferrari.

Mas Massa fez uma prova segura, girando em tempos próximos aos três adversários à frente.

RONALDO BRINCA COM PESO E DIZ QUE NÃO CABE DENTRO DE UM F-1

  • Reprodução/Instagram

    Ronaldo foi uma das várias celebridades que tiveram acesso à pista de Monza minutos antes da largada. Bem humorado, o ex-jogador conta que já entrou em um cockpit em 1999, mas que hoje não caberia.

    “Ronaldo, me fala uma coisa: Você sempre foi cobiçado…você tem vontade de sentar em um carro de Fórmula 1?”, perguntou Rubinho.

    “A única vez [que entrou] foi no teu carro [de Fórmula 1]. Eu ainda cabia. Acho que hoje não ia conseguir entrar”, sorriu Ronaldo.

Fórmula 1