Topo

Fórmula 1

Com tetra de Vettel, Red Bull deixa para trás equipes históricas da F-1

Red Bull com modelo RB9, que rendeu o tetracampeonato de Fórmula 1 - AFP PHOTO/HO/GETTY IMAGES/RICHARD HEATHCOTE
Red Bull com modelo RB9, que rendeu o tetracampeonato de Fórmula 1 Imagem: AFP PHOTO/HO/GETTY IMAGES/RICHARD HEATHCOTE

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 09h11

O tetracampeonato mundial de Sebastian Vettel elevou ainda mais o status da Red Bull na história da Fórmula 1. Os quatro campeonatos conquistados pelo alemão colocam a equipe austríaca como quinta maior escuderia em títulos de pilotos em todos os tempos, empatada com a Brabham, de nomes consagrados como Nelson Piquet e seu proprietário, Jack Brabham.

O tetra da Red Bull também faz a equipe chegar perto da Lotus no ranking de títulos de pilotos. A escuderia tem seis títulos, sendo que o último deles conquistado em 1978 por Mário Andretti. O brasileiro Emerson Fittipaldi faturou um dos campeonatos vencidos pela Lotus.

Entre as equipes que já ficaram para trás na lista de campeões da Fórmula 1, estão as históricas Mercedes, Renault, Benetton e Tyrrell.

A Mercedes venceu apenas dois campeonatos, com o lendário Juan Manuel Fangio, mas se retirou do automobilismo após o grave acidente ocorrido nas 24 Horas de Le Mans de 1955, quando mais de 80 espectadores morreram depois de serem atingidos pelo carro de um dos competidores, o francês Pierre Levegh, que corria pela equipe e também morreu.

A empresa alemã retornou em 2010, após comprar a Brawn GP, de Ross Brown,e  campeã do Mundial de Pilotos de 2009, com Jenson Button, e também do de Construtores.

A Renault também tem dois títulos de pilotos, conquistados por Fernando Alonso em 2005 e 2006. Por outro lado, como fornecedora de motores, a montadora francesa fez parte das quatro conquistas da Red Bull, além de ter vencido seis dos últimos dez campeonatos. Os motores da Renault, com 11 títulos, só não ganharam mais títulos de pilotos do que a Ferrari, que tem 15, e a Ford, com 13.

A Benetton empata com Renault e Mercedes, com dois títulos, ambos com Michael Schumacher, em 1994 e 1995. Também com duas conquistas acabou a Tyrrell, de Jack Stewart.

Origem

A Red Bull começou sua trajetória na Fórmula 1 em 2005, após comprar a antiga equipe Jaguar, que por sua vez era a sucessora da Stewart. Inicialmente, herdou os motores Cosworth usados por sua antecessora, contando com a experiência de David Coulthard no desenvolvimento do carro. O piloto escocês permaneceu na equipe até 2008.

Depois de disputar a temporada 2006 com motores Ferrari, a Red Bull acertou no ano seguinte com a Renault, com quem tem contrato até hoje. A primeira vitória da escuderia aconteceu em 2009, com Sebastian Vettel, no GP da China. O piloto alemão surgiu para a Fórmula 1 na BMW-Sauber, mas foi formado pela Toro Rosso, equipe “B” da Red Bull criada a partir da compra da Minardi.

Fórmula 1